Estudo sobre perturbações da voz nos Professores: Participe!

8 Abril 2024

Estudo sobre perturbações da voz nos Professores: Participe!

Com a aproximação do Dia Mundial da Voz, celebrado a 16 de abril, e visto que as perturbações vocais são uma das problemáticas da carreira docente – que tem vindo a ser denunciada pelo nosso sindicato -, o SPZN aliou-se a este projeto, cuja pesquisa tem por tema “Perturbações da voz e fatores psicossociais relacionados com o trabalho”.

De facto, os problemas associados à voz são uma realidade no seio da profissão docente para a qual temos vindo a alertar, não recebendo, porém, a atenção necessária. Assim, incentivamos todos os professores a participar desta pesquisa científica – e, se possível, a partilhar com colegas -, para que possamos recolher o maior número de testemunhos possível.

Este projeto foi aprovado pela Comissão de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil, em parceria com a Universidade do Porto e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, contando com a colaboração do SPZN na divulgação.

Todos os dados fornecidos para a pesquisa são confidenciais e destinam-se unicamente a pesquisa científica, sendo o acesso a estes dados limitado à equipa de investigação responsável.

O questionário é constituído por seis blocos de perguntas e estimamos que a resposta a todas as perguntas demore cerca de 15 minutos. Ao final de cada bloco, deverá clicar em “Seguinte” e, ao finalizar o questionário, em “Enviar”.

Professor(a), defenda a sua voz! Participe AQUI: