FNE lança concurso "Por um Planeta mais verde"

21 Março 2021

FNE lança concurso
QUEREMOS QUE AS FLORESTAS POSSAM CONTINUAR A SER UM PRESENTE PARA O FUTURO!

Vamos todos celebrar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, 21 de março de 2021.

O Dia Mundial da Árvore e da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março. Este dia celebra-se à escala global e tem como objetivo relembrar-nos a importância da natureza e sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Hoje, como nunca, é tão urgente promover a proteção das árvores e das florestas no mundo: estão em causa tanto o equilíbrio ambiental e ecológico quanto a qualidade de vida de toda a população mundial.

CONCURSO "POR UM PLANETA MAIS VERDE"

O concurso "Por um planeta mais verde", cujo Regulamento pode ser consultado na página oficial e nas redes sociais da FNE e dos seus Sindicatos membros, destina-se a crianças e jovens desde o Ensino Pré-Escolar até ao Ensino Secundário, envolve as modalidades de desenho/arte plástica, fotografia e poesia e desafia os alunos, de todo o país, através dos seus educadores e professores, a apresentar trabalhos alusivos ao tema da importância da proteção das árvores e das florestas, para a sustentabilidade do planeta.

Partilha um desenho/arte plástica, uma fotografia ou uma poesia que transmita a importância da árvore e da floresta e envia para ambiente@fne.pt

Participações abertas até ao dia 22 de abril de 2021 (Dia Mundial da Terra).

Consulta AQUI o Regulamento

A IMPORTÂNCIA VITAL DA FLORESTA

As florestas têm um papel fundamental na regularização do ciclo hidrológico e na proteção dos solos face à erosão.

E constituem importantes ecossistemas que suportam uma rica biodiversidade.

Isto para além de proporcionarem a produção de inúmeros bens materiais, os quais vão muito além da produção de madeira, pasta de papel ou cortiça - como aliás a investigação tem posto a claro nos últimos anos, seja no domínio da alimentação, como da saúde ou na descoberta de inúmeras matérias-primas para indústrias diversas.

Para além da produção de oxigénio que lhes está associada, elas são consideradas como importantes na absorção de dióxido de carbono, permitindo contrabalançar parcialmente o efeito de estufa, que está a gerar alterações climáticas à escala global.

No entanto, por todo o Planeta, as florestas naturais desaparecem a um ritmo vertiginoso, dando lugar a processos de erosão e desertificação, que são acompanhados de uma perda de biodiversidade sem paralelo.

O MUNDO JÁ PERDEU METADE DAS FLORESTAS

Nos últimos 40 anos, a área per capita de floresta caiu mais de 50%. A média global anterior era de 1,2 hectares por pessoa e agora chegou a
0,6 hectares, números influenciados por fatores como o aumento populacional e, sem dúvida, o desmatamento das florestas.

Se a destruição das florestas permanecer no ritmo a que hoje se encontra, dentro de cerca de 50 anos não teremos florestas tropicais originais. Ao vermos as florestas como uma questão e um problema comuns, o envolvimento de cada um de nós, enquanto profissionais da educação, é fundamental para promover uma cidadania ambiental e fomentar uma atitude cívica de respeito pela floresta e pela árvore, em todas as suas dimensões.

A Federação Nacional da Educação (FNE) e a Associação Para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho (AFIET) e todos os seus Sindicatos filiados associam-se a esta data e, assim, à floresta portuguesa, enquanto património natural e económico, que importa preservar e cuidar.