secretariado@spzn.pt https://sindicatoprofessores.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

FNE saúda veto Presidencial que trava diploma injusto


26 Julho 2023

Atualidade

FNE saúda veto Presidencial que trava diploma injusto

A Federação Nacional da Educação (FNE) manifesta o seu posicionamento em relação à decisão do Presidente da República de devolver sem promulgação o Decreto que estabelece os termos de implementação dos mecanismos de aceleração de progressão na carreira dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário.

Na sequência da decisão anunciada ao início desta tarde, a FNE congratula-se com a decisão do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, de vetar a proposta do governo que previa um modelo injusto, dito de aceleração da carreira e que seria promotor de maiores injustiças sem dar respostas ao que é a efetiva valorização dos professores e educadores portugueses.

A FNE regista que os argumentos apresentados pelo Presidente da República para justificar o seu veto, coincidem com a leitura negativa que a FNE sempre fez desta proposta de diploma, porque, tal como a FNE tem sublinhado, não valoriza a carreira docente, não corresponde às expectativas criadas e não mobiliza novos professores para a profissão.

Adicionalmente, a FNE também endossa a observação feita pelo Presidente da República acerca da disparidade de tratamento entre o Continente e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Acreditamos que é fundamental garantir a equidade nas condições de progressão na carreira dos educadores e professores, independentemente da região onde lecionam, promovendo a coesão e a justiça no sistema educativo português.

A FNE compartilha a preocupação expressa pelo Presidente da República quanto à frustração da esperança dos professores. A decisão de encerrar definitivamente o processo sem a promulgação do diploma poderia criar um sentimento de acrescido de descontentamento entre os professores e educadores, que anseiam por condições adequadas de progressão na carreira e pelo reconhecimento do seu trabalho.

Tal como o Presidente da República sublinha, a FNE considera também que esta é uma oportunidade que é dada ao governo para que finalmente se encontre disponibilidade para a abertura de um processo negocial que vise a recuperação integral do tempo de serviço congelado, matéria que continua a constituir um fator de insatisfação dos professores e educadores portugueses.

A FNE alerta o governo para a necessidade de uma vez por todas, orientar a sua ação no sentido da valorização dos professores e educadores, reiterando a sua disposição em colaborar com o Governo e na procura de soluções que valorizem e dignifiquem o seu trabalho e empenho.

Esperamos que, com espírito de diálogo e cooperação, seja possível encontrar um caminho que contemple os anseios da classe docente e reconheça o seu papel cimeiro na sociedade portuguesa.

 


Porto, 26 de julho de 2023

A Comissão Executiva da FNE


Notícias Relacionadas

Colocações no Ensino Superior 2024

Colocações no Ensino Superior 2024

Veja os resultados da primeira fase das colocações no en...

25 Agosto 2024

Recuperação Integral do Tempo de Serviço

Recuperação Integral do Tempo de Serviço

Encontram-se disponíveis para consulta a Nota Informativa...

15 Agosto 2024

Manual da validação de dados da Recuperação de Tempo de Serviço do Pessoal Docente

Manual da validação de dados da Recuperação de Tempo de Serviço do Pessoal Docente

Acesso DocentesCONSULTAR - Manual de validação dos dados d...

14 Agosto 2024

Encontro PedaGÓgico 2024 decorre no dia 7 de setembro: Participe!

Encontro PedaGÓgico 2024 decorre no dia 7 de setembro: Participe!

No dia 7 de setembro de 2024, decorrerá, na Fundação Eng....

7 Agosto 2024

Voltar