16 Junho 2023
Atualidade
A Federação Nacional da Educação (FNE) reúne na próxima 2ª feira, 19 de junho de 2023, pelas 17h30, com o Ministro da Educação, João Costa, nas instalações do Ministério da Educação, em Lisboa (Av. Infante Santo, 2).
Neste encontro, o recém-eleito Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros, vai apresentar ao Ministério da Educação as linhas do Plano de Ação sindical da FNE para os próximos quatro anos e as suas preocupações na relação entre a federação e o governo, que pouco tem acrescentado às justas reivindicações dos Professores e do Pessoal de Apoio Educativo (PAE).
Na verdade, os docentes e o PAE exigem políticas concretas de valorização, que reconheçam o seu papel fundamental na prestação do serviço público de Educação. A FNE vai assim sublinhar a necessidade e a real importância de ser retomado um espírito negocial e com responsabilidade social ao nível de várias matérias, tais como a recuperação do tempo de serviço congelado, a Mobilidade Por Doença, regime de concursos, a falta de professores, o modelo de avaliação de desempenho, as vagas para progressão aos 5.º e 7.º escalões, a indisciplina e violência nas escolas, bem como a preocupação com o excesso do tempo de trabalho e o previsível impacto da inteligência artificial (IA) nas escolas e no processo educativo, entre outros.
Ao nível do PAE, a FNE vai transmitir à tutela as preocupações com a ausência de reconhecimento dos conteúdos funcionais específicos destes trabalhadores da Educação e o estabelecimento das carreiras especiais, que continuam a ser objetivos das suas reivindicações. A FNE persiste na luta pelo papel e dignificação destes Trabalhadores, que são pilares do sistema educativo, e no combate a todas as formas de precariedade, destacando os técnicos especializados.p
A FNE vai continuar a demonstrar a sua disponibilidade para um diálogo regular que permita partilhar perspetivas, que se traduzam na definição de medidas concretas, na valorização dos profissionais da educação.
O Secretário-Geral da FNE estará disponível para prestar declarações aos Órgãos de Comunicação Social no local da reunião.
Porto, 15 de junho de 2023
A Comissão Executiva da FNE
Notícias Relacionadas
Professores surpreendidos com altas taxas de retenção e descontos milionários de IRS no salário deste mês
Há docentes com taxas de retenção na fonte acima dos 44% ...
22 Novembro 2024
Medicina do Trabalho - Um passo em direção à valorização dos profissionais da Educação.
A Federação Nacional da Educação, FNE, congratula-...
23 Outubro 2024
Plano de ação para a Comunicação Social
UGT exige debate público e diálogo com os sindicatos Po...
15 Outubro 2024
Professores exigem justiça: FNE entrega abaixo-assinado ao MECI com 4.269 assinaturas
A Federação Nacional da Educação (FNE) entregará...
13 Outubro 2024