Greve: “Serviços mínimos” não travaram protestos dos Professores

2 Março 2023

Greve: “Serviços mínimos” não travaram protestos dos Professores

Perante a decisão do colégio arbitral de decretar “serviços mínimos” para as Greves marcadas para os dias 2 e 3 de março, na zona Norte e zona Sul respetivamente, as organizações sindicais optaram por reagendar duas grandes Manifestações para o dia 4 de março, uma no Porto e outra em Lisboa.

Contudo, tal não impediu uma massiva adesão aos protestos que decorreram hoje, dia 2 de março, data em que foi decretada Greve dos Professores na zona norte, com incidência nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

De facto, foram muitos os professores e educadores que, mesmo em cumprimento dos “serviços mínimos”, aderiram aos protestos, comparecendo nas concentrações que tomaram lugar em frente aos estabelecimentos escolares, ao longo do dia e em determinados períodos (início dos períodos letivos e intervalos), contando com a presença dos dirigentes da FNE e do SPZN.

Limitando-se ao estrito cumprimento dos serviços para que foram convocados, estes professores manifestaram a sua vontade de adesão à greve usando um autocolante que os identificava como estando nessa situação.

Amanhã, dia 3 de março, será a vez da Greve se realizar a Sul. Posteriormente, dia 4 de março (sábado) a classe docente vai novamente procurar fazer-se ouvir, através das Manifestações que vão decorrer em Lisboa e no Porto, ambas às 15:30 horas.

O SPZN garante o transporte aos seus sócios, para a manifestação do Porto, bastando para tal fazerem a inscrição em qualquer delegação regional. O ponto de encontro será na Praça do Marquês, seguindo-se depois a marcha para os Aliados.

Veja aqui a galeria de fotos dos protestos que decorreram em frente às escolas:

Greve dos Professores | 2 de março