Greve Nacional por distritos termina amanhã em Lisboa, mas a luta vai continuar!

11 Maio 2023

Docentes concentrar-se-ão junto à Escola Artística António Arroio, pelas 12 horas, e às 15 horas os protestos continuam no Rossio.

Termina amanhã a greve que se iniciou no distrito do Porto, a 17 de abril, e que percorreu todo o país, distrito a distrito, com um nível de adesão muito significativo, na ordem dos 80%.

Como tal, esta greve distrital inicia-se, como todas até então, com um primeiro momento de concentração, às 12:00 horas, em frente à Escola Artística António Arroio. Esta escola foi escolhida por tardar uma obrigação legal do ME, que é a aprovação de um concurso de vinculação extraordinário dos docentes que ali exercem funções, bem como na Soares dos Reis, no Porto, e a aprovação de um regime específico de concursos para aqueles docentes. Esta concentração terá, por isso, os objetivos das que se realizaram nos dias anteriores, mas, também, o protesto dos docentes daquela escola pelos motivos que se referiram.

Às 15:00 horas, a concentração será no Rossio e nela se anunciará a próxima ação de luta, que, mais uma vez, percorrerá o país ainda antes da greve prevista para 6-6-23.

Nesta concentração, às 15:00 horas, as organizações sindicais:

- Farão o balanço da greve por distritos e uma breve apreciação do diploma de concursos publicado no início da semana;

- Confirmarão a sua determinação em concretizarem o plano de lutas previsto até final do ano letivo, que contará com uma nova ação a iniciar a 22 de maio;

- Reafirmarão as posições que levarão à reunião de negociação suplementar que se realizará a 15 de maio, pelas 17:00 horas, no ME.

Lisboa, 11 de maio de 2023

As organizações sindicais,