secretariado@spzn.pt https://sindicatoprofessores.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Para a FNE, a nova proposta da tutela "é um passo no sentido de acabar com a precariedade nas carreiras de investigação"


19 Junho 2024

Atualidade

Para a FNE, a nova proposta da tutela
José Luís Abrantes, Secretário-geral adjunto da FNE fez o balanço no final da reunião com o Ministro da Educação, Ciência e Inovação sobre revisão do estatuto da carreira do ensino e investigação científica.

O dirigente da FNE considerou que a proposta apresentada hoje pela tutela para o estatuto da carreira de investigação científica é melhor face ao aprovado pelo anterior governo.

“A proposta é um passo no sentido de acabar com a precariedade nas carreiras de investigação. Para nós, esse é um elemento fundamental e um ponto de partida para o diálogo que esperamos manter com o Governo”, disse José Luís Abrantes em declarações aos jornalistas que esperavam no final deste encontro.

José Luís Abrantes sublinhou a necessidade de mitigar a precariedade no setor, admitindo que é difícil pôr fim ao problema por completo, mas considerou que a proposta apresentada hoje “vai no bom sentido”.

“O que está em cima da mesa são alguns aspetos que, depois de um diálogo com as instituições sindicais, podem melhorar a proposta anterior, mas serão fruto da negociação”, referiu.

A fechar, o Secretário-Geral Adjunto da FNE deixou críticas, ainda assim, a um aspeto específico da proposta, relacionado com o período experimental, que deverá corresponder a cinco anos e que a FNE considera ser um prazo demasiado grande.

LUSA/FNE




Notícias Relacionadas

Administração e Gestão Escolar - avaliar para corrigir

Administração e Gestão Escolar - avaliar para corrigir

Decorreu esta tarde no auditório do Sindicato Professores...

16 Outubro 2024

Plano de ação para a Comunicação Social

Plano de ação para a Comunicação Social

UGT exige debate público e diálogo com os sindicatos Po...

15 Outubro 2024

Professores exigem justiça: FNE entrega abaixo-assinado ao MECI com 4.269 assinaturas

Professores exigem justiça: FNE entrega abaixo-assinado ao MECI com 4.269 assinaturas

A Federação Nacional da Educação (FNE) entregará...

13 Outubro 2024

Colocações no Ensino Superior 2024

Colocações no Ensino Superior 2024

Veja os resultados da primeira fase das colocações no en...

25 Agosto 2024

Voltar