Para a FNE, a nova proposta da tutela "é um passo no sentido de acabar com a precariedade nas carreiras de investigação"

19 Junho 2024

Para a FNE, a nova proposta da tutela
José Luís Abrantes, Secretário-geral adjunto da FNE fez o balanço no final da reunião com o Ministro da Educação, Ciência e Inovação sobre revisão do estatuto da carreira do ensino e investigação científica.

O dirigente da FNE considerou que a proposta apresentada hoje pela tutela para o estatuto da carreira de investigação científica é melhor face ao aprovado pelo anterior governo.

“A proposta é um passo no sentido de acabar com a precariedade nas carreiras de investigação. Para nós, esse é um elemento fundamental e um ponto de partida para o diálogo que esperamos manter com o Governo”, disse José Luís Abrantes em declarações aos jornalistas que esperavam no final deste encontro.

José Luís Abrantes sublinhou a necessidade de mitigar a precariedade no setor, admitindo que é difícil pôr fim ao problema por completo, mas considerou que a proposta apresentada hoje “vai no bom sentido”.

“O que está em cima da mesa são alguns aspetos que, depois de um diálogo com as instituições sindicais, podem melhorar a proposta anterior, mas serão fruto da negociação”, referiu.

A fechar, o Secretário-Geral Adjunto da FNE deixou críticas, ainda assim, a um aspeto específico da proposta, relacionado com o período experimental, que deverá corresponder a cinco anos e que a FNE considera ser um prazo demasiado grande.

LUSA/FNE