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Pedido de reunião urgente ao Ministro da Educação


18 Dezembro 2020

Atualidade

Pedido de reunião urgente ao Ministro da Educação

Estamos a terminar o primeiro período deste ano letivo e ao mesmo tempo estamos quase a terminar o difícil e exigente ano de 2020.

 

Neste momento, são ainda maiores do que habitualmente as nossas incertezas sobre o futuro. A evolução da pandemia está ainda rodeada por uma falta enorme de informação suficiente e justificam-se todas as preocupações e a necessidade de redobradas precauções em relação ao futuro.

 

A Federação Nacional da Educação – FNE e o Sindicato dos Professores da Zona Norte – SPZN identificam, entre outros, os seguintes aspetos que merecem uma atenção urgente:

Enorme esforço dos docentes para manter com a normalidade possível os processos de ensino-aprendizagem;

 Insuficiência de recursos das escolas;

 Enormes exigências no trabalho “misto” com os alunos (presencia e a distância);

 Crescimento de responsabilidade e tarefas;

 Garantia que os docentes possam estar exclusivamente investidos naquilo que é o nuclear da sua atividade e que é o seu trabalho com os alunos e por causa dos alunos, dispensando-os de tudo o que possam ser solicitações de outro tipo que os desviem do que deve ser a sua atividade essencial.

 Diálogo e auscultação dos parceiros da educação;

 Processos garantam a colocação dos professores que são necessários.

 Dotação das escolas dos técnicos especializados, dos assistentes técnicos e dos assistentes operacionais que assegurem o funcionamento de todos os serviços que as escolas devem pôr à disposição dos seus alunos neste contexto e com as especiais exigências que nestas circunstâncias uma escola inclusiva deve garantir.

 Preparação e lançamento do segundo período letivo;

 Reorganização da atividade letiva, particularmente em relação às turmas do ensino secundário, prevendo soluções híbridas.

 Redução do número de alunos por turma e preservação de um distanciamento físico entre alunos de acordo com as normas que orientam outras situações semelhantes.

 Provas de aferição e de avaliação final (determinação das adaptações que a realidade nos impõe).


Não faz sentido, neste momento, que se possa conceber que o ano letivo esteja a decorrer como se nada de extraordinário esteja a acontecer.

 


Consulte aqui Ofício 43/FNE/2020 – Porto, 17 de dezembro de 2020



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