secretariado@spzn.pt https://sindicatoprofessores.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Relatório global da IE conclui que professores estão sobrecarregados, mal pagos e desvalorizados


12 Outubro 2021

Atualidade

Relatório global da IE conclui que professores estão sobrecarregados, mal pagos e desvalorizados

O relatório de 2021 da Internacional da Educação (IE) sobre “A Situação Global dos Professores e da Profissão Docente” conclui que os professores em todo o mundo estão sobrecarregados, mal pagos e subestimados, de acordo com dados de 2020, recolhidos junto de 128 líderes sindicais em 94 países na era do COVID-19, que teve um grande impacto na Educação.

O encerramento de escolas em todo o mundo, aumentou a valorização dos professores e do trabalho que realizam com os seus alunos, por parte da sociedade, mas essa consciencialização não gerou melhorias estruturais, como mais investimentos, mais apoios e melhores condições de trabalho para os educadores e docentes. Na verdade, os orçamentos para a educação caíram 65% nos países de baixo e médio rendimentos e 33% nos países de rendimentos altos e médio altos.

Este relatório da IE de2021 aponta para a falta de condições de todo o sistema para atrair uma nova geração de jovens educadores para a profissão e para a contínua falta de professores em muitos países do mundo que desgasta o direito de todos os alunos poderem ser educados por um professor devidamente qualificado.

Segundo o norte-americano David Edwards, Secretário-Geral da IE, a educação precisa de governos que realizem investimentos urgentes nos professores e nos alunos. É também necessário aumentar os salários dos professores e reduzir a carga de trabalho algo essencial para recrutar os melhores profissionais para a profissão e garantir uma educação de qualidade para todos. Medidas que a FNE tem reivindicado desde há muito também em Portugal.


Os números que o relatório da IE, da autoria do Professor australiano Greg Thompson, da Universidade de Tecnologia de Queensland apresenta, permite perceber os fatores que afetam a situação dos trabalhadores da educação em todo o mundo, como os salários e condições de trabalho, assim como a autonomia profissional e a representação dos professores nos meios de comunicação social. Alguns dos principais resultados permitem concluir que:

  • Mais de 43% dos inquiridos afirmou considerar que os salários dos professores são muito baixos, as condições estão a deteriorar-se e a infraestrutura para apoiar o ensino e a aprendizagem não é uma prioridade para o investimento dos governos.

  • Cerca de 55% dos entrevistados afirmaram que o volume de trabalho era incontrolável e 66% assumiram que os requisitos “administrativos” estavam a contribuir para as pressões excessivas da carga de trabalho para os profissionais da educação.

  • Para 48% dos entrevistados a profissão docente não é uma profissão atrativa para os jovens e o abandono da profissão foi relatado como um problema em todos os níveis académicos.

  • A precariedade está a aumentar pois quase 60% dos entrevistados apontaram a prática do uso de contratos casuais e de curto prazo para empregar professores e académicos.

  • E a formação contínua permanece insuficiente para os professores.

 

Os inquiridos deixaram recomendações para melhorar o estatuto da profissão, afirmando que o foco no salário, nas condições do exercício profissional e, em particular, na carga de trabalho seriam elementos valiosos a considerar.

A IE é a Federação Sindical Global que reúne organizações sindicais de educadores, professores e trabalhadores não docentes de todo o mundo. Com 383 organizações filiadas, entre as quais a FNE, em Portugal, representa mais de 32 milhões de educadores em 178 países e territórios, de África, Ásia-Pacífico, Europa, América Latina, América do Norte e Caraíbas.


Consulte aqui o relatório de 2021 da Internacional da Educação (IE) sobre
“A Situação Global dos Professores e da Profissão Docente"
(versão inglesa)



Notícias Relacionadas

Colocações no Ensino Superior 2024

Colocações no Ensino Superior 2024

Veja os resultados da primeira fase das colocações no en...

25 Agosto 2024

Recuperação Integral do Tempo de Serviço

Recuperação Integral do Tempo de Serviço

Encontram-se disponíveis para consulta a Nota Informativa...

15 Agosto 2024

Manual da validação de dados da Recuperação de Tempo de Serviço do Pessoal Docente

Manual da validação de dados da Recuperação de Tempo de Serviço do Pessoal Docente

Acesso DocentesCONSULTAR - Manual de validação dos dados d...

14 Agosto 2024

Encontro PedaGÓgico 2024 decorre no dia 7 de setembro: Participe!

Encontro PedaGÓgico 2024 decorre no dia 7 de setembro: Participe!

No dia 7 de setembro de 2024, decorrerá, na Fundação Eng....

7 Agosto 2024

Voltar