SPZN presente na concentração em frente à Assembleia da República

3 Maio 2023

SPZN presente na concentração em frente à Assembleia da República

Os dirigentes do SPZN estão hoje, dia 3 de maio, presentes na Concentração simbólica em frente à Assembleia da República, em Lisboa.

Esta é uma iniciativa da FNE (da qual integra o SPZN), em conjunto com as oito organizações da plataforma sindical da educação, tendo como intuito relembrar o momento em que, há 4 anos, o Primeiro-Ministro António Costa, após reunião extraordinária do Conselho de Ministros, afirmou que "a aprovação em votação final global desta iniciativa parlamentar forçará o governo a apresentar a sua demissão".

Após 4 anos, os professores não deixam esta afirmação vinda de um Primeiro-Ministro cair no esquecimento e continuam a lutar pela recuperação dos 6 anos, 6 meses e 23 dias de serviço ainda por contabilizar e consideram inaceitável que o Ministério da Educação tenha apresentado um projeto de diploma sobre a carreira docente que não tem esse facto em conta.

Na sua intervenção, António Jorge Pinto, Vice-Presidente do SPZN, destacou "a falta de consciência que este Governo tem tido na matéria da recuperação do tempo de serviço".

Pode o Governo querer impedir a recuperação integral daqueles 2393 dias que estiveram congelados; porém, os professores reiteram que, enquanto faltar recuperar um só dia, a luta não irá parar.

SPZN presente em concentração em frente à Assembleia da República