FNE prepara próximo ano letivo no Luso

16 Julho 2024

FNE prepara próximo ano letivo no Luso

O Secretariado Nacional (SN) e o Conselho Geral (CG) da FNE reuniram no Luso, respetivamente a 12 e 13 julho de 2024, para análise da situação político-sindical e preparação de iniciativas futuras.

A apresentação dos resultados da “Consulta Nacional Educação Inclusiva – Docentes e Direções das Escolas” e da “Consulta Nacional sobre a carreira docente e as condições de exercício profissional 2023-204”, promovidas pela FNE em parceria com a AFIET, foram o ponto de abertura da reunião do SN, com um debate em torno das conclusões alcançadas.

O SN aprovou por unanimidade duas resoluções: Profunda Satisfação pela Aprovação do Decreto-Lei de Recuperação do Tempo de Serviço dos Professores” e Congratulação pela prorrogação dos contratos dos técnicos superiores especializados e reivindicação de medidas urgentes” (Pessoal de Apoio Educativo/Não Docente).

Na Resolução relativa aos docentes, a FNE manifesta a sua profunda satisfação pela aprovação, em Conselho de Ministros, do Decreto-Lei que consagra a recuperação do tempo de serviço dos professores, dando sequência ao acordo celebrado no dia 21 de maio de 2024, entre a FNE e o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI).

Na Resolução relativa ao Pessoal de Apoio Educativo, a FNE congratula-se com a decisão do MECI de prorrogar os contratos dos técnicos superiores especializados, o que vem ao encontro de uma reivindicação antiga da Federação e dos próprios técnicos especializados. Esta medida permitirá ajudar a garantir a estabilidade do ensino público e o normal funcionamento das escolas no próximo ano letivo.

Conselho Geral aponta baterias ao futuro

Na manhã de 13 de julho, no Luso, o CG da FNE ficou também a conhecer os resultados das duas Consultas Nacionais da FNE/AFIET do corrente ano, abrindo-se depois o espaço para debate sobre a preparação do próximo ano escolar, em termos de ação sindical da FNE.

O Secretário-Geral, Pedro Barreiros, fez junto do CG da Federação a análise do seu primeiro ano de mandato como líder da FNE, num ano marcado pelo recente e histórico acordo com a tutela sobre a recuperação do tempo de serviço, apontando de seguida as baterias às iniciativas futuras que o próximo ano letivo já espera.

Conferência de Organização promoveu debate coletivo

Com o objetivo de reforçar o papel reivindicativo da FNE, foi promovido um debate com a participação e o envolvimento dos dirigentes, para aperfeiçoar a ação sindical da federação e  alcançar os objetivos definidos para os três anos restantes do mandato 2023 - 2027. O debate aconteceu na tarde de 13 de julho, sob a forma de uma conferência de organização.

A sessão de abertura ficou a cargo de Gabriel constantino (Presidente do Conselho Geral da FNE) e João Dias da Silva (Presidente da AFIET). No período dedicado ao “Balanço do 1º ano de mandato” intervieram os Vice-Secretários-Gerais da FNE António Jorge Pinto, Manuel Teodósio, José Cordeiro e Josefa Lopes.

No tempo previsto para os “Planos de Intervenção Futura”, as intervenções couberam aos Secretários-Gerais Adjuntos José Ricardo Coelho, José Luís Abrantes, Paulo Fernandes e Cristina Ferreira. Estes dois momentos da conferência foram muito ricos em debate com os participantes.

Através da análise conjunta da trajetória da Federação no último ano, a FNE deve ser capaz de identificar as oportunidades para se tornar uma organização ainda mais dinâmica, ativa e eficaz na defesa dos interesses dos seus associados e dos trabalhadores que representa.

Todos juntos, reconhecendo proativamente os desafios para desenvolver soluções inovadoras e colaborativas para os superar. A FNE acredita que a união e a colaboração entre todos, com o reconhecimento da importância da contribuição individual e coletiva, são pilares fundamentais para o fortalecimento da Federação.

Galeria de imagens em https://www.flickr.com/photos/fneduca/