secretariado@spzn.pt https://sindicatoprofessores.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Novo ano letivo abrirá em ambiente de grande intranquilidade


30 Agosto 2018

Atualidade

Novo ano letivo abrirá em ambiente de grande intranquilidade
O Ministro da Educação pretende fazer crer que o ano letivo vai começar sem problemas, como se o seu Ministério tudo tivesse feito para assegurar a tranquilidade que toda a gente deseja para qualquer abertura de ano letivo.

A verdade é que este ano letivo vai começar sem que o Ministério da Educação tenha resolvido graves problemas que se arrastam há anos e ainda com novos problemas que este mesmo Ministério criou.

Desde logo, deve ser denunciada a incapacidade deste Ministério da Educação para resolver o problema dramático das colocações de professores feitas em cima da abertura do ano letivo, fazendo com que milhares de professores tenham escassas horas para organizarem toda a sua vida pessoal e familiar, em função das colocações que aguardam impacientemente e que até este momento ainda não estão publicadas. Este é um drama repetido ano após ano e que é incompreensível para toda a sociedade. É uma falta de respeito pelas pessoas que não pode deixar de constituir uma fonte de intranquilidade e mal-estar.

Depois, vamos começar o novo ano sem que as escolas estejam dotadas dos funcionários de que precisam, devido à insuficiência de recursos humanos neste setor, seja em termos de Assistentes Operacionais, ou Assistentes Técnicos ou mesmo Técnicos Superiores, como Psicólogos. A que acresce o atraso que continua a marcar a resolução das situações dos trabalhadores precários no âmbito do PREVPAP. O que de certeza vai continuar a marcar as nossas escolas vai ser a precariedade, a insegurança, a intranquilidade.

Na abertura deste ano letivo, aumenta a idade média dos professores portugueses, por ausência de políticas de rejuvenescimento do corpo docente e de reconhecimento do desgaste físico, psíquico e psicológico que a profissão docente implica.

O novo ano letivo começa ainda sem que tenham sido definidas as condições de operacionalização de legislação publicada no final do ano letivo, quer no âmbito dos currículos do ensino básico e secundário, quer no âmbito do apoio aos alunos com necessidades educativas especiais, para a concretização da agora designada escola inclusiva.

Com tantas falhas, com tanta intranquilidade, como pode o Ministro da Educação querer que acreditemos que tudo está bem na abertura deste ano letivo?



Porto, 30 de agosto de 2018


Notícias Relacionadas

Colocações no Ensino Superior 2024

Colocações no Ensino Superior 2024

Veja os resultados da primeira fase das colocações no en...

25 Agosto 2024

Recuperação Integral do Tempo de Serviço

Recuperação Integral do Tempo de Serviço

Encontram-se disponíveis para consulta a Nota Informativa...

15 Agosto 2024

Manual da validação de dados da Recuperação de Tempo de Serviço do Pessoal Docente

Manual da validação de dados da Recuperação de Tempo de Serviço do Pessoal Docente

Acesso DocentesCONSULTAR - Manual de validação dos dados d...

14 Agosto 2024

Encontro PedaGÓgico 2024 decorre no dia 7 de setembro: Participe!

Encontro PedaGÓgico 2024 decorre no dia 7 de setembro: Participe!

No dia 7 de setembro de 2024, decorrerá, na Fundação Eng....

7 Agosto 2024

Voltar