secretariado@spzn.pt https://sindicatoprofessores.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

O Ministério da Educação recusou enfrentar a resolução dos problemas estruturais do sistema educativo e de formação


11 Janeiro 2021

Atualidade

O Ministério da Educação recusou enfrentar a resolução dos problemas estruturais do sistema educativo e de formação

Se é verdade que a situação de pandemia que se abateu sobre o País e o mundo desde março do ano de 2020 justificou a necessidade de serem determinadas políticas conjunturais de resposta à crise, é nossa convicção que o Ministério da Educação poderia e deveria ter ajustado estas medidas a uma perspetiva de busca de respostas a problemas estruturais há muito identificados e que continuam sem solução.

O Ministério da Educação limitou-se a uma prática gestionária e a uma incompreensível incapacidade de diálogo, ignorando os constrangimentos existentes, e escondendo-se na difusão de anúncios de medidas e propaganda que se revelaram sem qualquer impacto.


Com efeito, continuaram sem políticas adequadas, entre outras matérias:

o desenho de uma carreira docente atrativa que contabilize a totalidade do tempo de serviço prestado, recuperando todo o tempo de serviço ainda não considerado, e que mobilize os profissionais docentes, reconhecendo o seu empenho profissional;

o rejuvenescimento do corpo docente que é exigido pelo crescente ritmo de passagem à aposentação de milhares de docentes e do envelhecimento crescente dos docentes em exercício de funções e a necessidade de se criarem condições diferenciadas para acesso antecipado à aposentação;

a persistência da precariedade, sem se procurar a estabilização e fixação dos professores nas escolas;

a determinação de medidas que permitam que os educadores e professores vejam reconhecidas as condições para o que é essencial na profissão, sendo sistematicamente obrigados a procedimentos secundários de ordem administrativa que em nada os valorizam, nem melhoram a qualidade do processo de ensino-aprendizagem;

a determinação de modelos de avaliação de desempenho ajustados à valorização dos respetivos percursos profissionais, eliminando os constrangimentos administrativos, nomeadamente as quotas de acesso aos 5º e 7º escalões.





Veja todos os vídeos em: https://vlog.stôr.pt




Notícias Relacionadas

Colocações no Ensino Superior 2024

Colocações no Ensino Superior 2024

Veja os resultados da primeira fase das colocações no en...

25 Agosto 2024

Recuperação Integral do Tempo de Serviço

Recuperação Integral do Tempo de Serviço

Encontram-se disponíveis para consulta a Nota Informativa...

15 Agosto 2024

Manual da validação de dados da Recuperação de Tempo de Serviço do Pessoal Docente

Manual da validação de dados da Recuperação de Tempo de Serviço do Pessoal Docente

Acesso DocentesCONSULTAR - Manual de validação dos dados d...

14 Agosto 2024

Encontro PedaGÓgico 2024 decorre no dia 7 de setembro: Participe!

Encontro PedaGÓgico 2024 decorre no dia 7 de setembro: Participe!

No dia 7 de setembro de 2024, decorrerá, na Fundação Eng....

7 Agosto 2024

Voltar