secretariado@spzn.pt https://sindicatoprofessores.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Pesquisa mundial para professores sobre educação para o desenvolvimento sustentável e educação para a cidadania global


9 Abril 2021

Atualidade

Pesquisa mundial para professores sobre educação para o desenvolvimento sustentável e educação para a cidadania global

A Internacional da Educação (IE) e a UNESCO lançaram uma pesquisa global para avaliar a disponibilidade dos professores para promover uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD) e para a Cidadania Global (GCED). A pesquisa visa educadores e professores dos ensinos Básico e Secundário e está disponível em doze línguas, incluindo o português, de um a 25 de abril do corrente ano.

O estudo é realizado no âmbito do acompanhamento da meta 4.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que visa garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos teóricos e práticos necessários à promoção do desenvolvimento sustentável.

A pesquisa visa compreender as experiências dos professores no ensino de quatro tópicos em particular: mudança climática, consumo e produção sustentáveis, direitos humanos e igualdade de género e diversidade cultural e tolerância.

O objetivo é medir a perceção dos educadores e professores sobre as suas capacidades individuais (motivação e competências) e em que medida se consideram empoderados e capacitados (pelas escolas e sistemas de ensino) para lecionar aqueles temas, que são cruciais para a realização de todos os outros 16 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A pesquisa pretende respostas a questões como “Até que ponto e como os professores estão a ensinar esses tópicos atualmente?”, “Quais são os obstáculos que eles encontram?”, “De que forma o ensino desses tópicos foi afetado pela pandemia COVID-19?” ou “Como é que  poderiam ser melhor apoiados?”

Atualmente, existem dados limitados sobre até que ponto os governos cumprem os seus compromissos de garantir uma Educação de Qualidade para o Desenvolvimento Sustentável e A Cidadania Global para Todos. Foi neste sentido que a IE propôs este projeto para ajudar a preencher essa lacuna, tendo em mente que a perspetiva dos professores é essencial para avaliar, com precisão, o progresso feito por cada país para atingir a meta 4.7 do ODS.

A IE usará os resultados da pesquisa para advogar por melhores políticas e maior apoio aos professores, para que possam ministrar esses tópicos nos sistemas educativos em todo o mundo.


Se é um educador ou professor, do Ensino Básico ou Secundário, use o seguinte link para responder à pesquisa e compartilhá-la nas suas redes:


https://survey.alchemer.eu/s3/90310926/EI-UNESCO-teacher-survey

 

 


fonte: https://bit.ly/31CHVhJ


Notícias Relacionadas

Colocações no Ensino Superior 2024

Colocações no Ensino Superior 2024

Veja os resultados da primeira fase das colocações no en...

25 Agosto 2024

Recuperação Integral do Tempo de Serviço

Recuperação Integral do Tempo de Serviço

Encontram-se disponíveis para consulta a Nota Informativa...

15 Agosto 2024

Manual da validação de dados da Recuperação de Tempo de Serviço do Pessoal Docente

Manual da validação de dados da Recuperação de Tempo de Serviço do Pessoal Docente

Acesso DocentesCONSULTAR - Manual de validação dos dados d...

14 Agosto 2024

Encontro PedaGÓgico 2024 decorre no dia 7 de setembro: Participe!

Encontro PedaGÓgico 2024 decorre no dia 7 de setembro: Participe!

No dia 7 de setembro de 2024, decorrerá, na Fundação Eng....

7 Agosto 2024

Voltar