1 Janeiro 2000
Destaques
O MEC acaba de impor alterações ao regime de avaliação dos alunos do ensino básico. Trata-se de uma decisão inoportuna, desnecessária e sem consenso.
Trata-se de uma medida desnecessária, porque não se justifica sem ser integrada num amplo debate nacional sobre a avaliação dos alunos, claramente justificado por tudo quanto tem sido estudado em termos de níveis de insucesso e retenção que marcam muito negativamente o nosso ensino básico.
Finalmente, é absolutamente inaceitável que decisões desta natureza e conteúdo sejam assumidas à margem de parceiros que nelas deveriam ser envolvidos. As associações científicas, a comunidade científica, os pais e encarregados de educação e fundamentalmente os professores – afinal os que têm de ser mobilizados para a implementação da medida – foram inteiramente ignorados, o que, como é lógico, só induz desconfiança e resistência, que é tudo do que a Educação não precisa.
Deste modo, a FNE lamenta esta decisão, quer quanto ao processo que a ela conduziu, quer quanto ao seu conteúdo.
FNE – 23 set 2015
Notícias Relacionadas
Aberta a Consulta Nacional sobre a carreira docente e as condições de trabalho no ano letivo 2024-2025
A FNE e a AFIET – Associação para a Formação e Inves...
16 Junho 2025
Conferência de Organização SPZN 2025 reuniu 150 participantes para “Re’pensar a Profissão Docente”
O Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN) promoveu, n...
25 Maio 2025
O(s) desafio(s) da incerteza
Na Educação em Portugal persistem desafios complexos que e...
9 Fevereiro 2025
Resultados do inquérito às direções de Agrupamentos e escolas não agrupadas
A Comissão Executiva da FNE reuniu esta manhã e analisou...
2 Outubro 2024