Webinar Alicerces da Mente: A Saúde Emocional dos Professores

23 Janeiro 2021

Centro de Formação

Webinar Alicerces da Mente: A Saúde Emocional dos Professores
Nunca como hoje a classe docente se confrontou com as dificuldades da sua classe.

Deparámo-nos com um corpo docente desmotivado e vítima da falta de recursos e medidas de apoio. Décadas de incúria culminaram em tempos de desorientação geral.

A Covid-19 colocou a nu o que antes muitos negaram ou não quiseram ver. Hoje, contudo, a saúde e o ensino tornaram-se o foco das atenções, das preocupações e de exigências… Mas tanto exigir de quem não estava preparado, configura-se uma injustiça maior do que não ter preparado por antecipação. Assim, é tempo da classe docente se unir e, unida, proteger-se.

Neste webinar, discutimos como a situação que vivemos está a interferir na vida e na saúde mental dos professores e compartilhar experiências, dificuldades e sugerir algumas possibilidades. Para tal, foram abordados alguns problemas enfrentados pelos docentes durante a pandemia, como a ansiedade, o burnout e a depressão.

O professor e psicólogo clínico João Carlos Major com a moderação do Diretor do Centro de Formação Profissional (CFProf) do Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN), Pedro Barreiros, falaram sobre a saúde mental em contexto pandémico, ressaltando a importância da escuta, da partilha e da criação de redes de cuidados emocionais para enfrentar a situação atual.

Assista aqui ao webinar:

Webinar | CFPROF - SPZN - Sábado, dia 23-01-2021