19 Junho 2025
Notícias FNE
A Federação Nacional da Educação (FNE) manifesta a sua profunda preocupação face às condições em que se perspetiva o arranque do próximo ano letivo, nomeadamente no que respeita à situação dos técnicos especializados e dos trabalhadores de apoio educativo.
Apesar das diversas promessas por parte do Governo e da tutela, continuamos a assistir à ausência de medidas concretas que ponham fim à inaceitável situação de precariedade vivida por estes profissionais. A não concretização da abertura dos concursos para a sua vinculação representa não só o incumprimento de compromissos assumidos, como também o prolongamento de uma injustiça que compromete o normal funcionamento das escolas.
Estes trabalhadores desempenham funções essenciais para o apoio às comunidades educativas, contribuindo diariamente para a qualidade da escola pública. A manutenção da sua precariedade, sem perspetivas de estabilidade e valorização profissional, poderá levar muitos a abandonar o sistema educativo, procurando melhores condições laborais fora das escolas. Tal desinvestimento terá consequências negativas diretas para os alunos, para os projetos educativos e para a coesão das equipas escolares.
A FNE exige medidas imediatas e eficazes que assegurem a estabilidade profissional destes trabalhadores e o reconhecimento do seu contributo. É imperativo garantir condições dignas de trabalho para todos os que contribuem para o sucesso da educação em Portugal.
A FNE e os seus sindicatos mantêm-se disponíveis para a construção conjunta de soluções, permanecendo atentos e mobilizados na exigência de respostas claras por parte do Governo, de um compromisso efetivo com a qualidade da educação e da valorização de todos os Trabalhadores da Educação.
Notícias Relacionadas
FNE reuniu com Grupo Parlamentar do PSD
A FNE reuniu esta manhã com o Grupo Parlamentar do PSD, n...
9 Julho 2025
FNE reúne com grupo parlamentar do PSD
A Federação Nacional da Educação (FNE) reúne-se no pr...
6 Julho 2025
FNE reúne com Grupo Parlamentar do CHEGA
A Federação Nacional da Educação (FNE) reúne-se no pró...
1 Julho 2025