secretariado@spzn.pt https://sindicatoprofessores.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Campanha da FNE “Por Uma Educação de Qualidade”: Precariedade não rima com Estabilidade


21 Maio 2021

Notícias FNE

Campanha da FNE “Por Uma Educação de Qualidade”: Precariedade não rima com Estabilidade

A terceira semana da campanha da FNE “Por Uma Educação de Qualidade” decorre entre 24 e 28 de maio, com a afixação de faixas nas escolas, em todo o país, alusivas ao Combate à Precariedade no Sistema Educativo Português.

Às Exigências de Valorização dos Profissionais da Educação e de Mais Investimento no Setor, temas das duas primeiras semanas desta ação, segue-se o alerta para a eliminação da precariedade, que continua a marcar o percurso de muitos profissionais da educação – docentes e não docentes, da educação pré-escolar, dos ensinos básico e secundário e do ensino superior.



Precariedade não rima com Estabilidade!

 

A FNE sempre combateu a precariedade e promoveu a estabilidade profissional. No seguimento de duras lutas e de uma intervenção consistente em mesas negociais, obteve conquistas e resultados marcantes na promoção da vinculação e da estabilidade de docentes e não docentes, como um acordo celebrado entre a FNE e o Ministério da Educação (1987), que reconheceu a necessidade de ultrapassar o elevado nível de precariedade, tendo conduzido à vinculação de mais de 20 000 docentes. Um novo acordo aconteceu em 1998, em que a FNE se envolveu, e que levou à vinculação de cerca de 15 000 docentes.

Foi também uma importante conquista da FNE a definição de um regime de conclusão de Doutoramento para docentes do ensino superior, não só elevando os níveis de qualificação deste setor, como permitindo a determinação de condições de desenvolvimento de carreiras. Por seu lado, em 2009 surgiu o compromisso que vinculou cerca de 10 000 trabalhadores não docentes.

A FNE tem insistido na urgência de novas medidas tendentes a promover a estabilidade e a minimizar o grau de precariedade do corpo docente, tais como eliminar os constrangimentos administrativos impostos na atribuição das menções de Muito Bom e Excelente e na determinação de vagas para acesso aos 5º e 7º escalões, para além de se concluir a plena contabilização de todo o tempo de serviço prestado; a revisão do regime de concursos de docentes dos ensinos básico e secundário; proceder à alteração do paradigma dos Quadros de Zona Pedagógica (QZP), definindo-o como um quadro transitório de vinculação, e que sejam concluídos os processos relativos ao PREVPAP no ensino superior e na investigação.

Também em relação aos trabalhadores não docentes, a FNE combateu vigorosamente o recurso a trabalhadores incluídos em Programas Ocupacionais (CEI), participou ativamente no PREVPAP, insiste e não desiste de uma atualização justa da designada Portaria de Rácios. A FNE continuará a combater a integração dos Trabalhadores Não Docentes no processo de transferência de competências para os Municípios e vai continuar a insistir numa revisão do SIADAP, que vise a eliminação dos constrangimentos administrativos no desenvolvimento de carreira.

Na semana da Campanha “Por Uma Educação de qualidade”, a FNE defende que Qualidade não rima com Precariedade: Precariedade, não. Estabilidade sim.

 

 

Campanha "Por uma Educação de qualidade"

Colocação de faixas na Zona Norte – horário e locais

 

24 de maio de 2021

ZONA NORTE:

10h00 – Escola Secundária de Vila Verde – Braga

10h30 – Agrupamento Escolas de Vila Flor – Bragança

11h00 – Agrupamento Escolas Muralhas do Minho – Valença

14h00 – Agrupamento Escolas António Sérgio – Vila Nova de Gaia 

14h30 – Escola Secundária Alcaides de Faria - Barcelos

16h00 – Escola EB de Ribeirão - Vila Nova de Famalicão

 

 

Porto, 21 de maio de 2021

A Comissão Executiva da FNE



Notícias Relacionadas

Consulta às direções dos Agrupamentos de Escolas sobre as condições de abertura do ano letivo

Consulta às direções dos Agrupamentos de Escolas sobre as condições de abertura do ano letivo

Com este inquérito dirigido às direções dos Agrupam...

23 Setembro 2024

FNE reúne com MECI no dia 25 de setembro

FNE reúne com MECI no dia 25 de setembro

FNE REÚNE COM MECI PARA NEGOCIAR O REGIME JURÍDICO DA HA...

23 Setembro 2024

FNE: Iniciativa do Dia Internacional da Limpeza Costeira na Praia dos Pescadores, Armação de Pêra

FNE: Iniciativa do Dia Internacional da Limpeza Costeira na Praia dos Pescadores, Armação de Pêra

No dia 21 de setembro, pelas 9h30, na Praia dos Pescadores...

17 Setembro 2024

Reunião do Secretariado Nacional da FNE

Reunião do Secretariado Nacional da FNE

A FNE realiza no dia 20, 6ª feira, pelas 14h30 em Lagoa, no...

17 Setembro 2024

Voltar