secretariado@spzn.pt https://sindicatoprofessores.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Discordâncias e dúvidas após nova ronda negocial no ME


20 Dezembro 2017

Notícias FNE

Discordâncias e dúvidas após nova ronda negocial no ME
A FNE esteve hoje no Ministério da Educação para uma nova ronda negocial. Desta feita os propósitos deste encontro foram a discussão do normativo que vai regular o concurso externo extraordinário previsto na Lei do Orçamento de Estado para 2018, assim como o projeto de Portaria das vagas de acesso aos 5º e 7º escalões, cuja redação a FNE continua a considerar insuficiente e desrespeitador dos princípios acordados com o Governo em 2010 e que só não tiveram consequências por ter sido determinado o congelamento de carreiras a partir de 1 de janeiro de 2011.

Novidade para esta reunião foi a discussão sobre o projeto de decreto-lei que cria o grupo de recrutamento da Língua Gestual Portuguesa e que aprova ainda as condições de acesso dos docentes da Língua Gestual.

A delegação da FNE foi constituída por Lucinda Dâmaso, Vice Secretária-Geral da FNE, e pelos Secretários-Nacionais Maria José Rangel, Josefa Lopes e Maria de Fátima Carvalho e ainda José Eduardo Gaspar, Presidente do SDPA, com o Secretário-Geral João Dias da Silva a encabeçar o grupo.

À saída e em declarações ao site da FNE, João Dias da Silva fez um balanço da reunião, começando por considerar muito positivo que finalmente se inclua no conjunto dos grupos de recrutamento, a criação de um grupo para a Língua Gestual Portuguesa, referindo que é fundamental que o concurso do próximo ano já acolha vagas para receber estes docentes, com o apuramento dessas vagas a corresponder às necessidades que vêm a ser verificadas como permanentes e que têm vindo a ser asseguradas com caráter precário.

Relativamente à discussão dos projetos de lei e portaria para o concurso interno extraordinário e para o acesso aos 5º e 7º escalões, a FNE voltou a reforçar a discordância em relação a qualquer uma das propostas apresentadas pelo Ministério da Educação: 'Sobre o concurso interno extraordinário a FNE volta dizer que esta não é a solução para resolver o problema dos professores da mobilidade interna que foram injustiçados e colocados incorretamente em agosto de 2017' acrescentando que 'sobre a portaria de acesso aos 5º e 7º escalões voltamos a insistir na nossa discordância por ausência de uma resposta clara relativamente ao direito que os docentes têm de transitar de escalão dentro das normas que foram estabelecidas no passado. É preciso impedir que o Governo estabeleça a abertura de apenas uma vaga, por exemplo, para acesso a cada um destes escalões. É necessário estabelecer uma quota nesta portaria que permita a um número significativo de docentes com 'Bom' possam passar para o 5º e 7º escalões, algo que constava no acordo que a FNE estabeleceu com o Governo em 2010'.

Para João Dias da Silva 'a FNE saiu desta reunião com algumas dúvidas relativamente a algumas das matérias discutidas e com a certeza de que as versões que nos são apresentadas não são ainda de acordo com o que achamos justo e adequado para os docentes que representamos', acrescentando ainda que 'equacionaremos a possibilidade de vir a realizar um pedido de negociação suplementar sobre estas matérias'.

Veja aqui as declarações do Secretário-Geral da FNE, João Dias da Silva, à saída da reunião:


Notícias Relacionadas

Consulta às direções dos Agrupamentos de Escolas sobre as condições de abertura do ano letivo

Consulta às direções dos Agrupamentos de Escolas sobre as condições de abertura do ano letivo

Com este inquérito dirigido às direções dos Agrupam...

23 Setembro 2024

FNE reúne com MECI no dia 25 de setembro

FNE reúne com MECI no dia 25 de setembro

FNE REÚNE COM MECI PARA NEGOCIAR O REGIME JURÍDICO DA HA...

23 Setembro 2024

FNE: Iniciativa do Dia Internacional da Limpeza Costeira na Praia dos Pescadores, Armação de Pêra

FNE: Iniciativa do Dia Internacional da Limpeza Costeira na Praia dos Pescadores, Armação de Pêra

No dia 21 de setembro, pelas 9h30, na Praia dos Pescadores...

17 Setembro 2024

Voltar