Fórum FNE 2019 "Mais unidos, mais fortes, por uma ação sindical de reforço dos Sindicatos e de valorização das pessoas".

6 Novembro 2019

Fórum FNE 2019

A Federação Nacional da Educação (FNE) promove no Hotel Barcelona, em Lisboa, nos próximos dias 8 e 9 de novembro de 2019, o Fórum FNE 2019 sob o título "Mais unidos, mais fortes, por uma ação sindical de reforço dos Sindicatos e de valorização das pessoas".

A sessão de abertura desta iniciativa ocorre pelas 11h00m de dia 8 (6ª feira) a cargo de Jorge Santos, Presidente da Mesa do Congresso e do Conselho Geral da FNE e de Carlos Silva, Secretário-Geral da União Geral de Trabalhadores (UGT).

Às 11h30m, Mafalda Troncho, Diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Lisboa, lidera o debate sobre o tema "A OIT nos seus 100 anos e a ação pelo trabalho digno", num momento que servirá também de balanço e visão de futuro desta organização agora secular.

Em seguida, às 14h30m, ocorrem duas sessões paralelas em salas separadas: uma sobre o tema "O Estatuto da Carreira Docente – 30 anos e 17 revisões depois; que desafios à intervenção sindical", que conta com a presença de Conceição Castro Ramos, ex-Presidente da Comissão Interministerial de Regulamentação do Estatuto da Carreira dos Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário; e uma outra sobre "O regime jurídico dos trabalhadores não docentes – 20 anos depois; que desafios à intervenção sindical", com Carlos Guimarães, ex-Vice-Secretário-Geral da FNE e ex-Presidente do Sindicato dos Técnicos Superiores, Assistentes e Auxiliares de Educação da Zona Norte (STAAEZN) e João Ramalho, Presidente do Sindicato dos Técnicos Superiores, Assistentes e Auxiliares de Educação da Zona Centro (STAAEZC) na coordenação do debate.

"O movimento sindical em Portugal depois do 25 de abril; o papel e o lugar da UGT" é debatido pelas 16h00m com Vítor Hugo Sequeira, antigo Presidente do Sindicato de Trabalhadores de Escritório Comércio Serviços e Novas Tecnologias (SITESE) e da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores de Escritório e Serviços (FETESE) e antigo membro do Conselho Económico e Social Europeu e às 17h30m, a fechar o primeiro dia de Fórum FNE 2019, "A negociação coletiva na Administração Pública e no setor privado na área da Educação – realidades e desafios" vai ser o assunto na mesa liderada por Sérgio Monte, Secretário-Geral Adjunto da UGT e ex-Secretário-Geral do Sindicato Ferroviário de Revisão Comercial Itinerante (SITRA) e José Abraão, Secretário-Geral da Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP) e do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP).

O segundo dia deste Fórum FNE 2019 inicia pelas 9h30m de sábado, dia 9 de novembro, com o tema "Uma escola que se organiza e trabalha para os seus alunos e respeita os seus Profissionais", que conta com o autor de temas educativos Jorge Rio Cardoso, Jorge Ascenção, Presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) e Rosa Pedroso Lima, jornalista do Expresso, como convidados.

Às 11h30m acontece o painel de debate sobre os trabalhos realizados com a moderação dos dirigentes da FNE, Manuel Teodósio Henriques, Maria de Fátima Carvalho, Cristina Ferreira, Laura Rocha, Manuela Diogo, Libânia Maria Conceição e Eva Vidal.

A cerimónia de entrega do contributo recolhido pelos Sindicatos da FNE para a reconstrução da escola do reino de Kelicai, em Timor-Leste, que vai contar com as presenças de João Dias da Silva, Secretário-Geral (SG) da FNE e de Dom Carlos Ximenes Belo, Prémio Nobel da Paz, antigo Bispo de Dili e patrono da escola de Kelicai, pelas 12h30, antecede a cerimónia de encerramento deste Fórum 2019, a cargo do SG da FNE.

Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a acompanharem esta iniciativa.

Porto, 6 de novembro de 2019

A Comissão Executiva da FNE