Fórum FNE 2020 com um ciclo de cinco webinars

19 Outubro 2020

Fórum FNE 2020 com um ciclo de cinco webinars

A Federação Nacional da Educação (FNE) e o canal4 da AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho) promovem, em novembro e dezembro de 2020, um ciclo de cinco webinars englobado no Fórum FNE 2020, este ano, e de forma excecional, em formato exclusivamente digital.

Num tempo considerado de emergência, torna-se essencial debater o presente e o futuro da Educação, numa busca pela determinação do caminho certo e de respostas educativas apropriadas para as escolas, em tempos já cheios de novos desafios.

Vivemos um momento crucial para o sistema educativo, uma vez que a pandemia pode funcionar como um  "acelerador de futuro", permitindo uma reflexão conjunta, entre os vários 'atores' da educação, sobre questões que afetam o futuro do sistema e que se podem revelar determinantes na promoção do sucesso escolar para todos.

O ciclo de webinars do Fórum FNE (todos entre as 17 e as 18 horas) começa a 2 de novembro, com o primeiro tema em debate a ser "A Formação de professores - inicial, contínua especializada; da lógica original do ECD às sucessivas mudanças introduzidas/aplicadas e o desafio para o futuro", que vai contar com dois oradores convidados: Rui Eduardo Trindade Fernandes (Presidente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - CCPFC) e José Sales (Vice-Reitor para o Ensino, Formação e Organização Académica da Universidade Aberta).

“O mundo do trabalho, as suas metamorfoses e desafios” será o segundo tema em discussão, no dia 5 de novembro, com a participação do Presidente da Comissão Parlamentar de Trabalho e Segurança Social, Pedro Roque Oliveira.

Gonçalo Xufre, coordenador nacional do Projeto PISA para as Escolas (OCDE), vai ser o orador convidado no dia 12 de novembro, seguindo-se no dia 26 novembro a prestação de Bravo Nico, da Universidade de Évora, para um debate sobre "Um Sistema educativo para a equidade".

A fechar este ciclo de cinco seminários digitais do Fórum FNE 2020, Rodrigo Queiroz e Melo (Universidade Católica) vai trazer-nos, em 10 de dezembro, os seus pontos de vista relativos ao "Ensino privado no contexto europeu e os desafios para o EPC em Portugal".

Mais informação em www.fne.pt

Porto, 19 de outubro de 2020