secretariado@spzn.pt https://sindicatoprofessores.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

FNE: "O Ministério continua inflexível. Isto para nós é inaceitável."


28 Setembro 2018

Notícias FNE

FNE:

Decorreu esta tarde, nas instalações do Ministério da Educação (ME), em Lisboa, uma reunião durante a qual foi apreciado um projeto de legislação em que o ME pretende impor a recuperação de 2 anos 9 meses e 18 dias, em vez do que a lei estabelece quanto ao direito à recuperação integral do tempo de serviço congelado - 9 anos, 4 meses e 2 dias.

Mas a delegação da FNE composta pelo Secretário-Geral João Dias da Silva, pela Vice Secretária-Geral Lucinda Dâmaso, pelo Presidente da FNE Jorge Santos e pelos Secretários Nacionais Josefa Lopes, Maria José Rangel e Pedro Barreiros, esbarrou na intransigência do Governo em cumprir aquilo que a lei estabelece e no que é a sua perspetiva relativamente ao tempo que pode ser recuperado de todo o tempo que esteve congelado.

Para João Dias da Silva, "é claro para nós que todo o tempo de serviço congelado tem de ser recuperado e também muito claro para nós que o Governo não pode compactar esse tempo em 2 anos, 9 meses e 18 dias. Não se pode 'varrer' da vida dos professores todo este tempo em que os professores trabalharam com resultados verificados.".

É por isso que a FNE mantém a disponibilidade para num processo negocial garantir que os 9 anos, 4 meses e 2 dias são inteiramente recuperados. Mantemos a flexibilidade para dentro dos termos da lei chegarmos a uma formulação para o que deve ser a recuperação desse tempo de serviço como seja na utilização desse tempo na antecipação da aposentação ou ainda através da utilização de fatores que permitam aos professores acederem aos 5º e 7º escalões sem estarem sujeitos ao regime de vagas.

Para o Secretário-Geral da FNE é visível que existe da parte das organizações sindicais disponibilidade para encontrar soluções, para encontrar formulações diferentes para se trabalhar sobre o prazo e o modo. O Ministério continua inflexível. Isto para nós é inaceitável. É por isso que de 1 a 4 estaremos todos em greve. E no dia 5 de outubro estaremos todos na grande Manifestação Nacional que irá dizer ao Governo que os professores não desistem", afirmou a concluir.  

 

Lisboa, 28 de setembro de 2018


 

PROPOSTA FNE - 28 SET 2018


Notícias Relacionadas

Consulta às direções dos Agrupamentos de Escolas sobre as condições de abertura do ano letivo

Consulta às direções dos Agrupamentos de Escolas sobre as condições de abertura do ano letivo

Com este inquérito dirigido às direções dos Agrupam...

23 Setembro 2024

FNE reúne com MECI no dia 25 de setembro

FNE reúne com MECI no dia 25 de setembro

FNE REÚNE COM MECI PARA NEGOCIAR O REGIME JURÍDICO DA HA...

23 Setembro 2024

FNE: Iniciativa do Dia Internacional da Limpeza Costeira na Praia dos Pescadores, Armação de Pêra

FNE: Iniciativa do Dia Internacional da Limpeza Costeira na Praia dos Pescadores, Armação de Pêra

No dia 21 de setembro, pelas 9h30, na Praia dos Pescadores...

17 Setembro 2024

Reunião do Secretariado Nacional da FNE

Reunião do Secretariado Nacional da FNE

A FNE realiza no dia 20, 6ª feira, pelas 14h30 em Lagoa, no...

17 Setembro 2024

Voltar