FNE avançou com pedido de negociação suplementar

28 Abril 2023

FNE avançou com pedido de negociação suplementar

A FNE avançou esta tarde com um pedido de negociação suplementar ao Ministério da Educação (ME), manifestando uma clara oposição às propostas finais da tutela, referentes à correção de assimetrias na carreira docente, em resultado dos períodos de congelamento.

Como a FNE sublinhou nas reuniões realizadas durante este processo de negociação entre o ME e a FNE, em conjunto com outras organizações sindicais, as propostas da tutela revelam-se insuficientes, injustas e promotoras de novas assimetrias, sendo ainda incompreensível que até este momento o ME não tenha entregue as atualizações que correspondam às alterações que tem referido em sede de reunião negocial.

A FNE considera ainda incompreensível que o ME ignore em absoluto a proposta sindical, apresentada em 13 de março, com o objetivo de se iniciar o processo de recuperação do tempo de serviço docente prestado e até agora não considerado, associado à dispensa de vagas para todos os docentes, o que constituiu um claro exercício de promoção de um quadro negocial responsável.

Para a FNE é fundamental apurarem-se soluções e respostas para estas matérias que tanto contribuem para a valorização e dignificação dos educadores e professores portugueses.