15 Maio 2023
Notícias FNE
A FNE reuniu, esta manhã, com a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Elvira Fortunato, para um encontro que teve como objetivo a apresentação e discussão do mecanismo de apoio à contratação por tempo indeterminado de doutorados para as carreiras de investigação científica e docente.
À saída desta reunião, a delegação da FNE afirmou que "foi-nos hoje apresentado um documento que é uma proposta para que os investigadores possam, quer das universidades, quer dos politécnicos, ter acesso a concursos com contratos por tempo indeterminado". No entanto, a FNE acrescentou que "não tivemos acesso ao documento previamente e por isso não podemos emitir uma opinião final sobre o mesmo".
"O MCTES está disponível para negociar connosco e há um princípio base com o qual nós (FNE) estamos sempre de acordo: acabar com a precariedade no sistema de ensino superior. E, portanto, tudo o que seja acabar com essa precariedade, estamos de acordo", defenderam, dizendo ainda que "outro ponto que interessa é perceber o que resultou das medidas realizadas. Nós sabemos que no PREVPAP ficaram de fora inúmeros docentes e investigadores e, por isso, uma coisa é o campo dos princípios e outra é o resultado da legislação que é proposta".
A FNE garantiu que vai continuar a negociar e que "vamos analisar o documento e emitir uma opinião mais avalizada".
Notícias Relacionadas
FNE lança ao setor social o processo de abertura de negociações salariais para 2025
A FNE, no âmbito de uma Frente de Sindicatos da UGT envio...
15 Novembro 2024
Publicado no BTE n.º41 o Contrato Coletivo entre FNE e UMP
Na sequência do acordo celebrado a 18 de julho passado, f...
15 Novembro 2024