13 Dezembro 2016
Notícias FNE
A FNE sublinha muito positivamente que, consistentemente, os alunos portugueses que têm participado neste estudo trienal têm vindo a melhorar os resultados. Este é o efeito claro do trabalho que se desenvolve diariamente nas escolas portugueses, o qual é assegurado por professores que estão envolvidos numa ação profissional que é desenvolvida com responsabilidade e com empenho. Apesar da imagem negativa que muitos querem fazer passar dos professores em particular e do sistema educativo português em geral, a verdade é que estes resultados confirmam que os professores portugueses são responsáveis pelo crescimento dos conhecimentos e competências dos alunos, os quais, por seu turno, também têm trabalhado cada vez com mais qualidade.
A FNE regista também muito positivamente que os alunos portugueses têm uma perceção muito positiva do empenho dos professores nos apoios que se revelam necessários para que se consigam bons resultados escolares.
A FNE não comenta os rankings de países individuais estabelecidos nos quadros de desempenho do PISA, uma vez que as tabelas de desempenho do PISA não ajudam a compreender os sistemas educacionais dos países nem levam a discussões racionais.
Mas entende que as mensagens de política do PISA são muito mais importantes do que as tabelas. Muitas vezes, algumas mensagens de política confirmam as posições que temos vindo a defender em termos de políticas educativas, o que nos satisfaz. Mas também encontramos algumas recomendações de que discordamos e que não deverão ter eco entre os governos a que são dirigidas.
Por isso, sublinhamos neste relatório propostas de políticas apresentadas que respondem a orientações que defendemos, tais como:
- Apoiar um empenhamento generalizado na ciência;
- Melhorar as competências e as atitudes para incentivar o empenhamento na ciência ao longo da vida;
- Desafiar estereótipos sobre ocupações relacionadas com a ciência para ajudar cada um a alcançar o seu potencial;
- Aumentar recursos para escolas com alta concentração de estudantes com baixo desempenho e de situação económica mais frágil;
- Disponibilizar educação de alta qualidade nos primeiros anos, uma vez que se demonstra ter um impacto positivo para todos os estudantes e particularmente para imigrantes;
- Proporcionar apoio linguístico adicional para estudantes imigrantes e oferecer formação especial para os seus professores.
A FNE considera que estudos como o PISA, analisados com grande prudência para evitar leituras enviesadas, constituem bases informativas muito relevantes para todos os decisores políticos.
Porto, 6 de dezembro de 2016
RELATÓRIO PISA 2015 SUBLINHA RESULTADOS DOS ALUNOS PORTUGUESES - O TRABALHO DAS ESCOLAS TEM EFEITOS
Notícias Relacionadas
Balanço da reunião entre FNE e MECI sobre regime jurídico da habilitação profissional para a docência / regime jurídico da formação contínua de professores
A FNE esteve presente no Centro de Caparide, nas insta...
25 Setembro 2024
Consulta às direções dos Agrupamentos de Escolas sobre as condições de abertura do ano letivo
Com este inquérito dirigido às direções dos Agrupam...
23 Setembro 2024
FNE reúne com MECI no dia 25 de setembro
FNE REÚNE COM MECI PARA NEGOCIAR O REGIME JURÍDICO DA HA...
23 Setembro 2024
FNE: Iniciativa do Dia Internacional da Limpeza Costeira na Praia dos Pescadores, Armação de Pêra
No dia 21 de setembro, pelas 9h30, na Praia dos Pescadores...
17 Setembro 2024