Secretário-Geral da FNE representa professores portugueses

9 Outubro 2020

Secretário-Geral da FNE representa professores portugueses
O Secretário-Geral (SG) da FNE, João Dias da Silva, representou os educadores e professores portugueses no programa de comemoração do 5 de outubro, Dia Mundial do Professor, pela Internacional da Educação (IE), com uma mensagem gravada em vídeo, transmitida no bloco da Região Europa – Comité Social Europeu da Educação (CSEE) daquela organização global.

Na sua intervenção, João Dias da Silva sublinhou que no contexto difícil da pandemia “os educadores e professores portugueses foram inexcedíveis no trabalho que desenvolveram, procurando colmatar as enormes insuficiências, tantas vezes sublinhadas, de um sistema de educação e formação no qual tão pouco se tem investido ao longo de tantos e tantos anos”.

O SG da FNE concluiu que “foi a ação direta dos educadores e professores portugueses que promoveu o facto de milhares de alunos não perderem a ligação às suas escolas e ao desenvolvimento dos conteúdos programáticos”, destacando que “muita gente e muitos políticos reconheceram esse enorme esforço e essa enorme mobilização”, mas que é preciso agora que “esse reconhecimento se traduza na valorização destes trabalhadores”.

O programa da celebração mundial do dia 5 de outubro da Região Europa da IE foi liderado por Christine Blower, Presidente do CSEE, e contou com as intervenções da Diretora do CSEE, Susan Flocken, da Primeira Ministra Federal da Alemanha, Anja Karliczek, e da Primeira-Ministra da Noruega, Erna Solberg.

Pela parte sindical, representaram os professores Frantisek Dobsik, Secretário- Geral do CMOS (República Checa), Galina Merkulova, Presidente do ESEUR (Rússia), Yanka Takeva, Secretária-Geral do SEB (Bulgária), o Secretário-Geral do KTOS, Sener Elcil (República Turca do Norte de Chipre) e João Dias da Silva, pela FNE (Portugal).

Fizeram ainda parte do programa europeu o Diretor da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom, o Secretário-Geral da IE, David Edwards, a Presidente da Federação Americana de Professores (AFT), Randi Weingarten, o Diretor de Educação e Competências da OCDE, Andreas Schleicher e a líder da Confederação Sindical Internacional (CSI), Susan Burrow.

Veja aos 16m11s a participação da FNE.