Webinário "Gestão de conflitos na escola"

15 Fevereiro 2022

Webinário
A FNE e a AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho) promoveram o Webinário "Gestão de conflitos na escola" que contou com Fernando Rodrigues Silva (Doutor em Educação e investigador), Dinis Saraiva (AE Infante D. Henrique - Viseu), Sandra Oliveira Dias (AE Póvoa de Lanhoso) e João Paulo Leonardo (AE Passos Manuel - Lisboa), como oradores convidados numa conversa com moderação do Professor Doutor Rui Maia, do Centro de Formação da FNE.

A escola é um espaço de socialização por excelência, rodeada por diversas partes interessadas, donde podem emanar conflitos de várias índoles. Torna-se assim indispensável dotar os profissionais da educação com competências Win Win, que levem a saber lidar com as experiências de conflitos através de um estilo de colaboração, gerador de um alto grau de cooperação e assertividade.

Como compreender e integrar o conflito num paradigma mais positivo? De que modo contribuir para a minimização de casos em contexto educativo? Como evitar a escalada do conflito? Que técnicas de avaliação e negociação devem ser utilizadas? Ou como identificar vantagens e desvantagens das diferentes abordagens do conflito? E como lidar com os vários estilos comunicacionais?

O objetivo deste webinário foi o de procurar respostas para aquelas questões, levando os profissionais da educação a adotar uma atitude mais consciente e técnicas de comunicação e negociação, facilitadoras da gestão de conflitos em contexto escolar.

Relembramos que nos termos do Despacho nº 5741/2015, de 29 de maio, retificado pela Declaração de retificação nº 470/2015, de 11 de junho, os participantes podem solicitar à FNE o reconhecimento e certificação deste Seminário, como uma ação de curta duração de três horas.
Endereço a utilizar: secretariado@fne.pt

Leia a reportagem completa sobre este Webinário na edição do Jornal FNE de fevereiro.

Reveja aqui na íntegra o Webinário "Gestão de conflitos na escola"