secretariado@spzn.pt https://sindicatoprofessores.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

38º aniversário da FNE - Declaração do Secretário-Geral, João Dias da Silva


2 Novembro 2020

Notícias FNE

38º aniversário da FNE - Declaração do Secretário-Geral, João Dias da Silva
A Federação Nacional da Educação (FNE) festeja hoje o seu 38º aniversário. A data ficará marcada por iniciativas online, realizadas pelos Sindicatos da FNE e que podem ser acompanhadas ao longo do dia no site e redes sociais da federação.

São 38 anos de ação sindical livre e democrática, com resultados práticos na vida e nas condições de trabalho dos educadores e professores e também dos trabalhadores não docentes portugueses. Muitas vitórias e sucessos assinalados em acordos e na contratação coletiva, que permitiram a valorização profissional e social da condição docente e das condições de trabalho de todos os trabalhadores não docentes da educação.




Declaração do Secretário-Geral da FNE, João Dias da Silva:

Faz agora 38 anos que foi constituída em Portugal a primeira federação nacional de sindicatos de professores, a FNSP – Federação Nacional dos Sindicatos de Professores, que viria a transformar-se na atual FNE – Federação Nacional da Educação.

Na altura, os sindicatos que existiam no setor público negociavam com o Governo em sistema de frente negocial, em circunstâncias que dificultavam o sucesso dos processos negociais.

Ora, também por esta razão, os sindicatos de professores do setor público cedo concluíram que era essencial que fosse constituída uma federação, e foi isso que foi conseguido numa reunião ocorrida no Porto em 2 e 3 de novembro de 1982.

Esta primeira federação de sindicatos de professores, que se apresentou de imediato ao público, afirmou-se desde a primeira hora empenhada na defesa intransigente dos seus associados e com um caráter eminentemente reivindicativo.

No manifesto que foi apresentado na altura, as palavras eram claras: “Só unidos reivindicaremos com força, só unidos poderemos defender com êxito os professores e o ensino”, e acrescentava-se que a constituição da Federação Nacional dos Sindicatos de Professores era uma afirmação coletiva da nossa fé no valor do sindicalismo, na importância da educação e na força fundamental da unidade.

Mais tarde, em 1989, a Federação altera o seu âmbito e a sua designação, passando a designar-se como FNE - Federação Nacional dos Sindicatos da Educação -, passando a filiar, para além de sindicatos de professores, sindicatos de outros profissionais da educação, nomeadamente os sindicatos dos técnicos, administrativos e auxiliares da educação, quer se encontrassem a trabalhar nas escolas, quer em organismos de administração da educação.

A FNE orgulha-se de ter estado na origem do primeiro Estatuto da Carreira Docente, em 1989, e da sua revisão em 2010, bem como do regime jurídico dos trabalhadores não docentes, em 1999.

Conduzimos a profissão docente à sua equiparação com a carreira técnica superior, em 1989.

Celebrámos acordos que levaram à histórica efetivação de 22 000 professores em 1985 e 15 000 em 1998.

Estivemos na génese da definição da carreira única para os professores dos ensinos básico e secundário e educadores de infância.

Celebrámos o acordo que conduziu à revisão das carreiras docentes do ensino superior universitário e politécnico, em 2009, e à definição do novo regime de enquadramento do ensino português no estrangeiro, também em 2009. Celebrámos acordos de contratação coletiva com AEEP, com Misericórdias e com IPSS.

Este é um percurso de que nos orgulhamos.

E fizemo-lo no respeito integral pela afirmação que constava do manifesto que foi apresentado publicamente no dia 4 de novembro de 1982: “O futuro de Portugal depende do nível de educação a que o povo tiver acesso”, acrescentando que “Não há educação sem professores, e como os bons professores hão-de ter boas condições de trabalho e um nível de vida adequado, a Federação manter-se-á na primeira linha na defesa de condições de vida e de trabalho dignas para profissionais a quem pertence, em boa parte, a definição do futuro.”

Foi assim e é assim; não desistimos de estar sempre com todos os profissionais da Educação que fazem funcionar o sistema nacional de educação e formação.

Sempre pela valorização e dignificação dos profissionais que representamos.


Notícias Relacionadas

Consulta às direções dos Agrupamentos de Escolas sobre as condições de abertura do ano letivo

Consulta às direções dos Agrupamentos de Escolas sobre as condições de abertura do ano letivo

Com este inquérito dirigido às direções dos Agrupam...

23 Setembro 2024

FNE reúne com MECI no dia 25 de setembro

FNE reúne com MECI no dia 25 de setembro

FNE REÚNE COM MECI PARA NEGOCIAR O REGIME JURÍDICO DA HA...

23 Setembro 2024

FNE: Iniciativa do Dia Internacional da Limpeza Costeira na Praia dos Pescadores, Armação de Pêra

FNE: Iniciativa do Dia Internacional da Limpeza Costeira na Praia dos Pescadores, Armação de Pêra

No dia 21 de setembro, pelas 9h30, na Praia dos Pescadores...

17 Setembro 2024

Reunião do Secretariado Nacional da FNE

Reunião do Secretariado Nacional da FNE

A FNE realiza no dia 20, 6ª feira, pelas 14h30 em Lagoa, no...

17 Setembro 2024

Voltar