50º Aniversário do 25 de Abril: Celebração de Conquistas e Compromisso com o Futuro

22 Abril 2024

A Federação Nacional da Educação (FNE) comemora, com profunda convicção, o 50.º aniversário da Revolução dos Cravos, um marco histórico que libertou Portugal do jugo da ditadura e deu início à construção de uma sociedade mais justa, livre e democrática.

O 25 de Abril de 1974 foi um dia de profunda transformação social e política, que marcou para sempre o nosso país. As ruas, outrora silenciadas pelo medo e pela repressão, ecoaram com o grito da liberdade, abrindo caminho para a construção de uma sociedade assente em valores como a liberdade, a democracia, a justiça social e a solidariedade.

Passadas cinco décadas, podemos afirmar com convicção que os ideais de Abril continuam a inspirar e nortear a nossa ação sindical. Uma ação responsável, construtiva, firme e inovadora, sempre em defesa da qualidade da Educação e dos Trabalhadores da Educação!

A educação, impulsionada pelos valores de Abril, teve um papel fundamental na consolidação da democracia portuguesa. Avanços como a diminuição do abandono escolar precoce, o aumento da escolarização, o combate ao analfabetismo e a valorização dos profissionais da educação são testemunhos inegáveis do impacto transformador do 25 de Abril.

Na FNE e nos nossos sindicatos, a luta pela valorização e o reconhecimento dos trabalhadores da educação é uma constante. Combatemos a precariedade, defendemos condições de trabalho, saúde e segurança dignas para todos e exigimos um diálogo social construtivo.

O compromisso com os ideais do 25 de Abril permanece firme na FNE. Continuaremos a lutar por uma sociedade cada vez mais justa, inclusiva, sustentável e equitativa, onde todos tenham acesso a oportunidades iguais e possam alcançar o seu pleno potencial.

Viva o 25 de Abril!

Federação Nacional da Educação

Em defesa da Educação e dos Trabalhadores da Educação!

Pedro Barreiros
Secretário-Geral da FNE