Ambição e diálogo são essenciais para a nova legislatura

24 Março 2022

Ambição e diálogo são essenciais para a nova legislatura

Com o conhecimento dos novos responsáveis pelas pastas do setor da Educação, a FNE sublinha a importância do diálogo como elemento crucial para que se possam determinar políticas ambiciosas e adequadas para a Educação e a Formação.

O novo Ministro da Educação tem todas as condições para muito rapidamente abrir caminhos de diálogo sobre os problemas que de há muito estão identificados no setor da Educação e da Formação. O facto de ter sido Secretário de Estado neste Ministério nos últimos seis anos dá-lhe o conhecimento das matérias que precisam de novas soluções.

A nova Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com um currículo notável como investigadora e como docente, deverá o mais cedo possível abrir os espaços de participação que permitam a determinação das orientações políticas de que a investigação e o ensino superior precisam.

Logo que o novo Governo entre em funções, a FNE pedirá reuniões que permitam a apresentação das propostas que constam do Roteiro para a Legislatura 2022-2026 que elaborou e que constituem contributos concretos para a definição das respostas que devemos determinar.

Entendemos que, nessas reuniões, e num quadro de reconhecimento da participação de todos os parceiros, se devem definir as prioridades de negociação, identificando o respetivo calendário.

Entretanto, a FNE estará atenta às opções que integrarão o Programa deste Governo e, sobretudo, ao Orçamento que a seguir será apresentado.

É essencial que, para além de boas intenções, ambos os Ministérios possam dispor dos recursos humanos, materiais e financeiros que permitam a identificação das políticas que forem mais ajustadas.

A FNE insiste na necessidade de se apostar no diálogo e na participação dos diferentes atores do setor como fatores essenciais para o sucesso na determinação das políticas, no acompanhamento da sua execução e na sua avaliação.