David Edwards, SG da IE: "Estou entusiasmado por apoiar Maria Esperança Portugal"

8 Março 2024

David Edwards, SG da IE:
O Secretário-Geral da Internacional da Educação (IE), David Edwards, não quis deixar de se associar à campanha da candidata virtual e fictícia da FNE, Maria Esperança Portugal, realçando que "os professores portugueses ao aprovarem Maria Esperança Portugal, o que os educadores de Portugal e a FNE estão a dizer é que não podemos permitir que a ausência das questões vença. Não podemos permitir que o espaço seja preenchido com todo tipo de outras promessas virtuais."

Leia aqui a declaração completa:

« Olá colegas. Eu sou David Edwards, secretário-geral da Internacional da Educação, em Bruxelas, Bélgica. A Internacional da Educação é a Federação Mundial de Organizações de Professores que representa também o pessoal de Apoio Educativo (PAE) e professores em 174 países, 400 organizações membros que representam cerca de 32 milhões de professores e PAE em todo o mundo.

Estou entusiasmado por apoiar Maria Esperança Portugal, como parte da campanha da FNE para aumentar a consciencialização sobre a situação que os educadores e o sistema educativo enfrentam em Portugal antes destas eleições legislativas.

Como a FNE ressalvou, a educação está praticamente ausente de toda esta campanha eleitoral. E ao mesmo tempo, a FNE criou uma forma realmente criativa de apresentar uma candidata virtual, criada por Inteligência Artifical, que representa todas as aspirações e exigências dos educadores da educação de Portugal neste preciso momento.

É absolutamente incrível para todos nós que conhecemos Portugal e a situação portuguesa e os grandes professores de Portugal que neste preciso momento os políticos estejam a evitar as questões mais prementes que o sistema educativo enfrenta.

E os professores portugueses aprovando Maria Esperança Portugal, o que os educadores de Portugal e a FNE estão a dizer é que não podemos permitir que a ausência das questões vença. Não podemos permitir que o espaço seja preenchido com todo tipo de outras promessas virtuais.

A FNE apresentou a candidatura de Maria Esperança de Portugal, porque não há praticamente nada na agenda falando sobre os seus assuntos.

Então eles fazem o que sempre fazem. O que nós, como educadores, sempre fazemos, cavamos fundo nos recônditos de nossas mentes e de nossa criatividade para encontrar algo que simbolize, que galvanize, que expresse os seus desejo para os seus alunos e  membros. Este é um momento de campanha muito importante.

Apelamos a todos os candidatos em Portugal para falarem de educação, para apresentarem as suas propostas sobre os salários, as condições de aprendizagem e as condições de ensino dos professores.

Maria apresenta uma plataforma fantástica e nós, na Internacional da Educação, apoiamos totalmente estes esforços da FNE para aumentar a consciencialização e levantar estas questões nesta conjuntura importante para o futuro de Portugal.

Obrigado. »