Envie esta mensagem ao Ministro da Educação

7 Outubro 2024

Envie esta mensagem ao Ministro da Educação
Comemorar com +Esperança e +Alegria o Dia Mundial do Professor

Colabore connosco e ajude-nos a identificar as prioridades educativas que devem ser consideradas como as de maior urgente resolução.

Queremos que as nossas escolas sejam espaços onde todos se sintam valorizados, respeitados e com todas as condições para poderem exercer, com dignidade, o seu trabalho.

Que a Esperança seja acompanhada pela Alegria, inspirando-nos a superar desafios e a alcançar o justo reconhecimento da profissão docente.

Consulte aqui o flyer da mensagem ao Ministro

Excelentíssimo Senhor Ministro,
Fernando Alexandre

Aproveitamos a celebração do Dia Mundial do Professor para enaltecer a profunda importância da profissão docente.
A educação é mais do que a transmissão de conhecimentos; é a construção de futuros, a moldagem de mentes e a formação de cidadãos. Para que essa missão seja cumprida com excelência, é fundamental que as escolas sejam espaços onde a alegria, a valorização e o respeito sejam assumidos como fundamentais.
A alegria, sentimento tão essencial à vida, deve permear o ambiente escolar. Um professor alegre transmite entusiasmo, inspira os alunos e cria um clima propício para a aprendizagem.
No entanto, para que a alegria possa florescer nas escolas, é preciso que todos os Professores se sintam valorizados. As condições para o exercício da profissão devem ser dignas, proporcionando aos professores todos os meios necessários para o exercício das suas funções com excelência, seja ao nível dos horários de trabalho, dos custos associados ao alojamento, deslocações, materiais e do justo desenvolvimento da carreira.
A valorização salarial e a garantia de um ambiente de trabalho seguro e saudável são medidas indispensáveis para atrair e reter os melhores profissionais para a educação.
Acreditamos que a ESPERANÇA, acompanhada pela ALEGRIA, nos inspira a superar os desafios e a alcançar o justo reconhecimento da profissão docente.
A educação é o mais importante investimento no futuro do nosso país e, por isso, é fundamental que o governo continue a trabalhar para garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade. Isso só será possível com Professores motivados e valorizados.
Que este Dia Mundial do Professor seja um marco para a valorização da nossa profissão e para a construção de um futuro mais justo e promissor para todos.