26 Abril 2018
Notícias FNE
A abertura dos concursos de docentes deste ano ficou marcada por um conjunto de situações originadas na falta de clareza do próprio aviso de abertura, o que até originou a necessidade de uma nota informativa que procurava responder a legítimas dúvidas que se instalavam entre os candidatos.
A FNE procurou intervir junto do Ministério da Educação, no sentido de fazer com que a lei fosse cumprida e que fossem respeitadas as expetativas de milhares de docentes, em relação a cada um dos concursos que estavam já a decorrer.
A forma como o Ministério da Educação interveio acabou por permitir que muitos candidatos, defraudados pelas condições de abertura do concurso, insuficiência e falta de clareza na harmonização das normas, se sentissem no direito de contestar estes concursos.
A FNE considera que este processo fica marcado muito negativamente e pode vir a dar origem a múltiplas contestações de diferente natureza, de acordo com a situação de cada candidato que se sinta defraudado.
Ao Ministério da Educação cabe tirar as consequências dos problemas que criou e da contestação que se vai concretizar, sob as mais diversas formas.
Não estamos em presença de um processo que dê confiança aos candidatos e que constitua, como deveria ser, um fator de segurança para todas as fases que se lhe seguem.
É por isso que o Ministério da Educação deve encontrar a forma adequada de garantir o pleno e estrito cumprimento da legalidade, sem quaisquer margens de incerteza ou de desconfiança sobre os concursos deste ano.
Porto, 26 de abril de 2018
Notícias Relacionadas
FNE questiona MECI sobre extensão de contratos e acesso à vinculação dinâmica
A Federação Nacional da Educação (FNE) solicitou forma...
18 Dezembro 2025
Resumo da primeira etapa negocial do ECD
Pedro Barreiros, Secretário-Geral da FNE, fez o bal...
18 Dezembro 2025
FNE e MECI reúnem sobre Perfil Geral do/a Docente (negociação ECD)
A Federação Nacional da Educação (FNE) e o Ministério...
16 Dezembro 2025
CNE - Estado da Educação 2024
O Conselho Nacional de Educação divulgou o relatório Es...
15 Dezembro 2025