secretariado@spzn.pt https://sindicatoprofessores.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

CNN | "Muitos casos de violência e indisciplina não saem da sala de aula ou dos muros da escola". Pais, professores e diretores criam Observatório da Convivência Escolar


22 Março 2024

Notícias FNE

CNN |
Projeto conjunto da FNE, CONFAP, ANDAEP e AFIET pretende ser um instrumento proativo que conduza a uma melhoria das políticas educativas em Portugal, sobretudo no que toca à prevenção e contenção da indisciplina, da violência e do bullying

A Federação Nacional da Educação (FNE), a Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho (AFIET), a Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) e a Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) uniram esforços e criaram o Observatório da Convivência Escolar, que vai ser apresentado esta sexta-feira, em conferência de imprensa, no Porto. O objetivo do Observatório da Convivência Escolar “não é receber queixas”, como explica à CNN Portugal Pedro Barreiros, secretário-geral da FNE.

“O objetivo é debater, apoiar estudos e investigação e fazer o acompanhamento diário de casos que forem surgindo. Com a consciência de que muitos casos de violência e indisciplina não saem da sala de aula ou dos muros da escola. Depois, queremos apresentar os resultados desses estudos e dessa investigação a quem de direito: ao Ministério da Educação, ao Ministério da Administração Interna, eventualmente ao Ministério do trabalho, à PSP, para que possam ter mais instrumentos para agirem em conformidade”, explica o dirigente da FNE.

Pedro Barreiros fala de um aumento de violência e de indisciplina nas escolas, sobretudo depois do período de pandemia. Garante que tentaram, de várias formas, alertar o Ministério da Educação para o problema, mas sem sucesso. “O Ministério da Educação nunca nos deu resposta, apresentei o desafio de podermos criar um observatório ao João Dias da Silva, da AFIET, e já temos a garantia da colaboração da ANDAEP e da CONFAP. Queremos envolver a Ordem os Psicólogos também. Na verdade, queremos alargar isto o mais possível. Trata-se de ter uma atitude proativa e ter instrumentos necessários para que possamos agir e prevenir”, acrescenta Pedro Barreiros.

Mariana Carvalho, presidente da CONFAP, manifesta preocupação pela saúde mental da comunidade escolar. “Uma das nossas preocupações é a saúde mental e emocional das crianças e jovens e os comportamentos. Sobretudo os alunos do 2.º ciclo estão muito afetados, mas também os professores. E as famílias também”, enumera.

A dirigente associativa sublinha que é preciso refletir sobre estas matérias, “percebermos as dinâmicas entre toda a comunidade educativa, percebermos os incidentes que existem”. “Se conseguirmos juntar todos os intervenientes, temos vários pontos de vista para termos outras perceções e apresentar sugestões de medidas para melhorar a política educativa”, acrescenta.

“Se estivermos mais felizes no contexto escolar, estamos mais disponíveis para aprender e vamos ter mais sucesso”, remata.

Num comunicado enviado às redações, assinado por João Dias da Silva, presidente da AFIET, em nome das quatro organizações, pode ler-se que “o Observatório da Convivência Escolar integrará no âmbito da sua intervenção, entre muitas outras medidas, o acompanhamento do recurso ao bullying e ao ciberbullying, os quais assumem hoje nas escolas uma dimensão que não pode ser ignorada, uma vez que se traduzem em comportamentos dolorosos e de difícil controlo”.

Em fevereiro, a Escola Segura, da PSP, divulgou os números de violência nas escolas. No ano passado, no primeiro semestre, foram registadas 2.617 ocorrências nos estabelecimentos de ensino, das quais 1.881 foram criminais. A maior queixa foram as ofensas corporais (855), seguindo-se as injúrias e ameaças (571) e os furtos (252).

Os especialistas alertam que as crianças estão mais violentas e pedem recursos ao Governo para reforçar os "serviços de psicologia e orientação nas escolas".


Manuela Micael, MM

CNN/TVI

Notícias Relacionadas

FNE: Iniciativa do Dia Internacional da Limpeza Costeira na Praia dos Pescadores, Armação de Pêra

FNE: Iniciativa do Dia Internacional da Limpeza Costeira na Praia dos Pescadores, Armação de Pêra

No dia 21 de setembro, pelas 9h30, na Praia dos Pescadores...

17 Setembro 2024

Reunião do Secretariado Nacional da FNE

Reunião do Secretariado Nacional da FNE

A FNE realiza no dia 20, 6ª feira, pelas 14h30 em Lagoa, no...

17 Setembro 2024

Abaixo-Assinado - Corrigir as ultrapassagens na carreira docente

Abaixo-Assinado - Corrigir as ultrapassagens na carreira docente

ABAIXO-ASSINADO CORRIGIR AS ULTRAPASSAGENS NA CARREIRA ...

12 Setembro 2024

LUSA | FNE quer iniciar negociações para corrigir ultrapassagens na carreira docente

LUSA | FNE quer iniciar negociações para corrigir ultrapassagens na carreira docente

A Federação Nacional da Educação (FNE) vai enviar ...

11 Setembro 2024

Voltar