secretariado@spzn.pt https://sindicatoprofessores.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Representante da República promulga vinculação extraordinária de docentes na Madeira


5 Abril 2023

Outras Notícias

Representante da República promulga vinculação extraordinária de docentes na Madeira

O representante da República para a Madeira promulgou hoje o diploma que altera o regime jurídico dos concursos para docentes, permitindo a vinculação extraordinária de 148 professores no ano letivo 2023/24, indicou o gabinete de Ireneu Barreto.

 

O decreto legislativo regional que “procede à terceira alteração ao regime jurídico dos concursos para seleção, recrutamento e mobilidade do pessoal docente da educação, dos ensinos básico e secundário e do pessoal docente especializado em educação e ensino especial da região autónoma” foi aprovado no parlamento madeirense, por unanimidade, em 22 de março.

 

Na ocasião, o secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, revelou que a vinculação extraordinária de 148 professores terá um impacto financeiro de 135 mil euros.

“Essa intervenção abrangerá, no ano letivo 2023/24, cerca de 150 docentes, com habilitação para desempenho profissional em grupos disciplinares carentes de reforço das disponibilidades atuais”, explicou, vincando que o Governo Regional contrata todos os anos entre 280 a 300 professores, sendo que o atual processo de vinculação corresponde a 50%.

O diploma reuniu a unanimidade das cinco forças políticas representadas no parlamento madeirense: PSD, CDS-PP (partidos que suportam o Governo Regional em coligação), PS, JPP e PCP.

O representante da República assinou também, e remeteu para publicação em Diário da República, o decreto legislativo regional que “define as condições de aplicação do Eixo F do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal) à Região Autónoma da Madeira”.

Este diploma foi apresentado em 21 de março pelo secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos, que anunciou que a Madeira vai investir 140 milhões de euros no setor agrícola até 2027, no âmbito PEPAC.

O secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos, explicou que 119 milhões de euros dizem respeito a fundos comunitários e 21 milhões de euros proveem do orçamento da região.

O governante destacou que o montante máximo de apoio para investimentos agrícolas de pequena dimensão “passa dos 10 para os 20 mil euros”, sendo que os investimentos de média dimensão terão direito a apoios entre os 20 mil e os 100 mil euros e os de grande dimensão podem ultrapassar os 100 mil euros.

O gabinete de Ireneu Barreto refere ainda que o representante da República promulgou hoje o decreto legislativo regional que “aprova o regime jurídico aplicável ao controlo, à detenção, à introdução na natureza e ao repovoamento de espécies exóticas na Região Autónoma da Madeira”.

 

Funchal, Madeira, 05 abr 2023 (Lusa)



Notícias Relacionadas

FNE pede antecipação da organização do ano para

FNE pede antecipação da organização do ano para "libertar" professores em agosto

A Federação Nacional da Educação (FNE) defendeu hoje a a...

22 Agosto 2024

Curso de Profissionalização em Serviço

Curso de Profissionalização em Serviço

Estão abertas, até 21 de julho, as candidaturas à ediç...

16 Julho 2024

Governo aprova diploma que define recuperação do tempo de serviço docente

Governo aprova diploma que define recuperação do tempo de serviço docente

Lisboa, 11 jul 2024 (Lusa) – O Conselho de Ministros apr...

11 Julho 2024

Voltar