secretariado@spzn.pt https://sindicatoprofessores.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Educação. Ministério em nova polémica com concurso de professores


23 Abril 2018

Outras Notícias

Educação. Ministério em nova polémica com concurso de professores
De todos os ministros que passaram pela pasta da Educação, esta foi a "primeira vez" que os concursos de professores não foram negociados com os sindicatos. Regras para entrar nos quadros põem em pé de igualdade os professores da escola pública e os docentes dos colégios. FNE e Fenprof ameaçam recorrer aos tribunais e ao parlamento.

Arrancam hoje todos os concursos de professores do básico e secundário para que, no próximo ano letivo, consigam passar aos quadros do Ministério da Educação ou para que consigam um lugar numa escola mais próxima da sua residência. 

Mas o Ministério da Educação definiu regras que estão a gerar a contestação dos sindicatos que, avisam desde já ao i, ameaçam recorrer aos tribunais ou ao parlamento para travar um dos concursos. Isto porque, este ano, para entrar nos quadros do Ministério da Educação os professores da escola pública estão em pé de igualdade com os docentes que dão aulas nos colégios. 

O gabinete de Tiago Brandão Rodrigues está a ser obrigado, via parlamento, a repetir este ano um dos concursos de professores (o da mobilidade interna) que se realizou no ano passado, depois de ter sido contestado pelos sindicatos, que acabaram por recorrer aos partidos para alertar os procedimentos. Corre agora o mesmo risco, pelo segundo ano consecutivo, com um outro concurso. 

Em causa está o concurso externo extraordinário - um dos três concursos lançados na passada sexta-feira à noite - cujas regras foram publicadas pelo Ministério da Educação sem que tenham sido negociadas com os sindicatos. E de acordo com a Fenprof e com a Federação Nacional da Educação (FNE), de todos os ministros que já passaram pela pasta da Educação, esta é a “primeira vez” que tal acontece. Através deste concurso - que tem sido realizado desde 2013 com caráter extraordinário - vão passar aos quadros, este ano, 2084 professores contratados. 


https://sol.sapo.pt/artigo/609316/educacao-ministerio-em-nova-polemica-com-concurso-de-professores


Notícias Relacionadas

FNE pede antecipação da organização do ano para

FNE pede antecipação da organização do ano para "libertar" professores em agosto

A Federação Nacional da Educação (FNE) defendeu hoje a a...

22 Agosto 2024

Curso de Profissionalização em Serviço

Curso de Profissionalização em Serviço

Estão abertas, até 21 de julho, as candidaturas à ediç...

16 Julho 2024

Governo aprova diploma que define recuperação do tempo de serviço docente

Governo aprova diploma que define recuperação do tempo de serviço docente

Lisboa, 11 jul 2024 (Lusa) – O Conselho de Ministros apr...

11 Julho 2024

Voltar