7 Janeiro 2021
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A Federação Nacional da Educação (FNE) dá nota negativa à prestação do governo na gestão da pandemia nas escolas, no final do 1.º período deste ano letivo.
O descontentamento foi enviado, por carta, ao Ministério da Educação que acusa de continuar a pensar e a agir como se o país estivesse a viver um período normal e critica por não adotar medidas excecionais que o atual contexto exige.
A nota positiva vai para a comunidade educativa. A FNE realça a “forma extraordinária” como educadores, professores e trabalhadores não docentes “têm respondido com um empenho assinalável às novas condições em que tem sido necessário trabalhar nas nossas escolas”. O que, em seu entender, “deveria merecer não só o reconhecimento formal, mas que sejam adotados mecanismos que de uma forma muito concreta o traduzam com efeitos imediatos”.
A estrutura insiste que os parceiros da Educação têm de ser ouvidos pela tutela em relação ao 2.º período. Há matérias, sublinha, sobre as quais não vai desistir de exigir as respostas adequadas “às especiais e difíceis circunstâncias que vivemos”, e garante que não deixará de apresentar propostas “para que se determinem as soluções essenciais para que a saúde e a segurança sanitária se preservem, para o desenvolvimento no contexto das condições possíveis, da concretização de uma escola inclusiva”, refere em comunicado.
Os professores devem estar concentrados no trabalho com os alunos e ser dispensados de tudo o sejam solicitações de outro tipo. E é preciso solucionar a situação dos alunos que permanecem sem aulas. “Também é preciso que as escolas estejam dotadas dos técnicos especializados, dos assistentes técnicos e dos assistentes operacionais que assegurem o funcionamento de todos os serviços que as escolas devem pôr à disposição dos seus alunos neste contexto e com as especiais exigências que nestas circunstâncias uma escola inclusiva deve garantir”, reforça.
Fonte: https://www.educare.pt/noticias/noticia/ver/?id=179926&langid=1
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