Decorreu hoje, no
dia 06 de fevereiro de 2023, durante o período da manhã, a
Concentração Distrital de Professores em Vila Real. A manifestação fez reunir professores de todo o distrito transmontano, com uma
adesão à Greve distrital de 98%, sendo esta uma clara demonstração do descontentamento para com as propostas apresentadas pelo Ministério da Educação (ME).
“Querem melhorar a Educação? Tratem bem os que cá estão!” foi o mote que o SPZN fez questão de repetir com convicção, perante a ineficácia das negociações e falta de compromisso e respeito do Governo com uma classe que tem sido tão injustiçada. Entre cânticos entoados em uníssono, Pedro Barreiros, presidente do SPZN, congratulou os professores transmontanos presentes pela adesão expressiva a esta greve, relembrando que é necessária "para cá do Marão, melhor Educação".
Também em Chaves (pertencente ao distrito de Vila Real), os professores de todo o concelho aderiram à greve e juntaram-se para mostrar a sua insatisfação, na Manifestação que decorreu no centro da cidade raiana.
Há cinco meses, o atual Governo deu início a um processo negocial que deveria servir para alterar o regime de concursos e melhorar as inúmeras razões de insatisfação e mal-estar destes profissionais, facto que permanece inalterado, sendo que o ME não só não dá garantias de melhoria e clarificação do modelo, como ainda introduz mais fatores de instabilidade e injustiça.
Depois da reunião que decorreu no dia 2 de janeiro, nas instalações do ME, em formato de "mesa única", vemo-nos novamente confrontados com uma mão cheia de nadas relativamente às várias matérias debatidas durante mais de 5 horas, motivo pelo qual não nos resta outra opção senão apelar a que se unam vozes para que no dia 11, na Manifestação de Professores em Lisboa, a classe docente se faça ouvir.