Distrital do Porto promoveu plenários concelhios sobre acordo entre FNE e MECI

17 Junho 2024

Distritais

Distrital do Porto promoveu plenários concelhios sobre acordo entre FNE e MECI

A Direção Distrital do Porto do SPZN promoveu, entre os dias 3 e 7 de junho, plenários concelhios, com o intuito de esclarecer questões com que se defrontam os Educadores e Professores, na sequência do “Acordo para a Recuperação do Tempo de Serviço dos Professores” celebrado entre o Ministério da Educação, Ciência e Inovação e a Federação Nacional da Educação (FNE).

As reuniões sindicais decorreram em escolas dos concelhos de Gondomar, Valongo, Maia, Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia (2 plenários) e Paços de Ferreira, tendo os dirigentes do SPZN demonstrado a sua disponibilidade para divulgar o acordo, explicar o mesmo e esclarecer dúvidas.

Este foi, assim, um momento para explicar aos docentes o percurso negocial e os pormenores deste acordo que permitiu, mais uma vez, ao SPZN e à FNE escrever uma página relevante da história da Educação em Portugal. Depois da Carreira Única e do Estatuto da Carreira Docente, foi a vez de consagrar a recuperação de todo o tempo congelado trabalhado, a efetivar-se no curto prazo de dois anos e 10 meses. Deste modo, encerra-se um percurso de anos de luta por este direito dos professores e educadores que, desta feita viu o seu desfecho num tempo recorde de menos de um mês.

Plenários concelhios no distrito do Porto