No âmbito das comemorações dos 50 anos do Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN), a Direção Distrital de Viana do Castelo promoveu, no dia 04 de maio, a Tertúlia "Conta-me como foi, conta-me como é: ser PROFESSOR!". O evento decorreu na Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, entre as 11h00 e as 13h00. Na abertura da tertúlia, tomou a palavra o presidente do SPZN, Pedro Barreiros, que aproveitou o momento para fazer uma reflexão sobre a história do SPZN e respetivas conquistas para os Professores, abordando, ainda, os problemas da atualidade. Nesta medida, fez um balanço sobre a reunião que havia decorrido no dia anterior (03 de maio) com o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), sobre a recuperaçao do tempo de serviço.
Como oradores, o evento contou com a valiosa participação dos professores Rui Teixeira, Maria José Areal, Jorge Saleiro, Joaquim Meira e Domingas Silva, que deram o seu testemunho sobre o que era ser professor, antes e depois da Liberdade e do movimento sindical, levando até aos presentes ensinamentos sobre o significado desta profissão tão nobre. Além de reflexão sobre o Passado, falou-se também daquilo que se deseja para o Professor do Futuro.
No momento da abertura, a animação ficou ao cargo da professora e música, Cíntia Pereira, e, no encerramento, a sessão teve um momento musical da autoria do dirigente de Ponte de Lima, o professor Álvaro Silva. Foram, ainda, distribuídos cravos pelos presentes, em homenagem aos 50 anos de Liberdade (cuja data remonta para o mesmo ano e mês em que nasceu o primeiro sindicato de professores em Portugal - o SPZN), relembrando o mote "Em cada Lápis, Liberdade".
Galeria de fotos: https://flic.kr/s/aHBqjBpwBa