O futuro passa pela formação

29 Abril 2016

Distritais

O futuro passa pela formação

No SPZN, em Ponte de Lima, procura-se trabalhar o pensamento. O de quem lá trabalha, com a participação em formações diversas como sendo unidades curriculares isoladas relacionadas com o direito administrativo e o direito de trabalho, ou de outra forma, com a presença em eventos organizados por outras entidades.

Neste âmbito incluem-se formações do foro da gestão administrativa, da análise do comportamento humano, da gestão de conflitos, do procedimento disciplinar, entre outros.

Todo o percurso tem como objetivo ajudar os sócios quer nas deslocações que se fazem às escolas, quer no apoio pré-jurídico e respetivo encaminhamento que se faz no secretariado, quer ainda na assertividade nas respostas que se dá, no encorajamento que cada um pode sentir ao contactar este SINDICATO.

A formação ao longo da vida é, por isso, durante o presente ano letivo uma forte aposta quer para a dirigente que atende no secretariado, quer para os sócios que mostraram interesse em frequentar formação contínua.

Num terceiro vetor encontra-se a inovação em termos participativos, ou seja a frequência não presencial de formações (ações de formação ou de curta duração) que no futuro serão a chave de todo o esquema formativo. Cada vez mais as tecnologias se impõem à presença física e, atualmente já realizamos formações das mais diversificadas a partir de um qualquer computador em qualquer lugar do planeta, sem o compromisso de estar presente.

Aliás, o POCH, no Eixo 4 dos eixos prioritários a financiar tem uma forte aposta na formação ao longo da vida, nomeadamente a formação docente: “Intervenções específicas e inovadoras dirigidas à melhoria da qualidade e da eficiência do sistema de educação e formação de jovens com vista à promoção do sucesso escolar;

Atores do sistema educativo e formação envolvidos nas intervenções apoiadas;

Formação contínua de professores e gestores escolares; Docentes da Educação Pré-escolar e do Ensino Básico e Secundário; Qualificação de formadores e outros agentes de formação; Indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador e outros agentes de formação Promoção da autonomia das escolas; Docentes da Educação Pré-escolar e do Ensino Básico e Secundário e técnicos especializados.” (In https://www.portugal2020.pt/Portal2020/Media/Default/Docs/Programas%20Operacionais/POCH_Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20Lan%C3%A7amento%20PT2020_20022015_CENTRO.pdf)

Nesse sentido, encontramo-nos a preparar o lançamento de uma formação a realizar para todos os interessados. Mas uma formação que não seja o crédito pelo crédito; uma formação que satisfaça as necessidades e ambições de quem nos procura.

Dentro de dias haverá novidades sobre o assunto.