Visita Cultural a Orense

5 Junho 2017

Distritais

Visita Cultural a Orense

Em 20 de Maio, o nosso S.P.Z.N. de Braga levou a efeito uma viagem a Orense voltada à cultura e plena de alegria, bem-estar e reencontro de amizades. São sempre passeios organizados por elementos competentes deste Secretariado Regional de Braga Norte que muito bem sabem orientar tais eventos.

Ao chegar a Orense, tivemos a oportunidade de observar duas pontes maravilhosas: a Ponte Velha, romana/medieval e a Ponte Nova, conhecida pela ponte do Milénio. Duas obras de épocas tão distanciadas uma da outra, mas uma e outra profundamente encantadoras.

Visitámos as Burgas, fontes de águas termais, ostentando três mananciais: a Burga de Cima, a mais antiga, do século XVII; a do meio, de estilo moderno; e a de baixo, do século XIX e de estilo neoclássico. Estes mananciais foram declarados “Conjunto Histórico Artístico”, no ano de 1975.

Visitámos a Catedral de San Martin que outrora foi destruída pelas incursões dos muçulmanos e reconstruida na época do românico nos séculos XII e XIII.

O almoço foi livre. Espontaneamente se formaram pequenos grupos que se instalaram por vários restaurantes onde se comeu, conviveu, sempre com a nota presente da alegria do reencontro com os vários professores jubilados, familiares e amigos.

Após uma visita ao centro histórico da cidade, regressámos a Braga, cientes da proximidade da língua e costumes entre galegos e portugueses do norte. Porque a diferença básica entre a Galiza de hoje e o Portugal do Norte está em que nós somos galaicos colonizados pelo elemento lusitano e nem sempre temos consciência disso e eles são galaicos dominados pelo elemento castelhano e com mais consciência disso. Com efeito, a História tem coisas maravilhosas onde sempre temos algo a aprender.

Um obrigada muito grande aos responsáveis por estes eventos! Bem hajam.

Maria Irene Monteiro (professora jubilada)