7 Julho 2025
Ação Social e Cultural
3ª Etapa: Campo do Gerês- Os Baños (Lobios)
Chegados ao Campo do Gerês e necessitados de desentorpecer as pernas, nada melhor que o nosso já tradicional pequeno-almoço volante, com serviço cinco estrelas! Logo depois, visitamos o Museu da Geira. Aqui tivemos a oportunidade de saber porque motivos as vias terrestres foram tão importantes para a expansão do Império Romano e como estas foram construídas numa época em que não existiam as tecnologias e maquinaria como agora. Este núcleo museológico proporciona uma maravilhosa viagem ao passado, com maquetes muito perfeitas da construção das vias e pontes, dos edifícios de apoio (cujas ruínas encontraremos no caminho), mapas, réplicas de aparelhos usados, quadros interativos, etc. De visita obrigatória para quem percorre a Geira.
Saímos do Museu com maior vontade de percorrer a Via Nova, tal como os soldados, mercadores, viajantes ou peregrinos o fizeram há quase dois mil anos atrás, com o sentimento de privilégio e respeito. Privilégio por nos ser possível percorrer este maravilhoso caminho e respeito pela sua história e pela sua natureza.
Esta etapa foi maravilhosa… pela experiência de contemplação da beleza pura que se nos ofereceu cada olhar… pela sensação de paz que nos inundou o coração a cada passo… pelos sons puros que nos chegavam… pela introspecção a cada inspiração do ar puro… pelo deslumbre, quase infantil, do contacto furtivo com a fauna autóctone… pela gratidão e admiração pelo trabalho, esforço e coragem dos antepassados que pensaram e construíram a Geira, as suas pontes e os seus edifícios de apoio, agora em ruínas…
O Parque Nacional Peneda-Gerês é o único parque nacional do nosso território, criado em 1977 e considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Bioesfera, de forma a possibilitar a conservação do solo, da água, da flora, da fauna e da paisagem. Constitui um verdadeiro santuário da natureza, tão diferente do nosso ambiente citadino.
Atravessamos para Espanha na fronteira na Portela do Homem, após uma breve pausa para retemperar forças da pequena subida pela Mata da Albergaria e seguimos, agora a descer, até às Termas de Lobios. Reconhecidas desde a época romana, estas águas quentes e medicinais proporcionaram um (curto) final de etapa terapêutico. Chegou o tempo do regresso e do descanso no autocarro até Braga e Porto.
Felizes e impregnados de energia “verde”, desejamos o regresso para a próxima etapa em julho… “É JÁ ALI”!
Notícias Relacionadas
3ª etapa - Caminho da Geira e dos Arreeiros
3ª Etapa: Campo do Gerês- Os Baños (Lobios) Chegados a...
7 Julho 2025
2ª etapa - Caminho da Geira e dos Arreeiros
“Serra! E qualquer coisa dentro de mim se acalma… Qu...
16 Junho 2025
Caminho da Geira e dos Arreeiros
– 12 de abril de 2025 - SPZN Abril marca o início de...
8 Maio 2025
Caminho Inglês - 15 e 16 de março de 2025
Durante o Caminho, foram muitos os testemunhos de homenage...
23 Abril 2025