secretariado@spzn.pt https://sindicatoprofessores.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Entre o Douro e o Sabor, MOTOProf voltou às estradas do distrito brigantino


2 Julho 2024

Ação Social e Cultural

Entre o Douro e o Sabor, MOTOProf voltou às estradas do distrito brigantino

A Distrital de Bragança do SPZN realizou, no dia 29 de junho, o tradicional MOTOProf, desta vez de regresso às estradas do distrito brigantino, em mais um dia de saudável convívio entre sócios e amigos.

Este ano, o evento teve dupla celebração: os 50 anos do SPZN e a conquista histórica da FNE na chegada a acordo com a tutela sobre a recuperação do tempo de serviço. Sob o lema "Conseguimos!", os professores motards enfrentaram a chuva que, mesmo insistindo, não retirou a beleza das paisagens proporcionadas pelo Sabor e pelo Douro. Saboreando as curvas destes rios com vistas d'ouro, o grupo de amigos e colegas iniciou o percurso em direção a Alcanizes, Espanha.

Já em terras de nuestros hermanos, o céu pintou-se de cinzento, fazendo antecipar o clima que acompanharia o resto da viagem. Depois de atravessada, de novo, a fronteira para Miranda do Douro, os motards – ainda enxutos - tiveram oportunidade de se deslumbrar com a vista do Miradouro da Catedral. Lavadas as vistas, foi tempo de uma pausa para o lanche e de ficar a conhecer a Casa da Cultura Mirandense. Na despedida da cidade raiana, os céus choraram e obrigaram a alterar o plano, retirando do percurso dois dos três miradouros previstos. Assim, os motards dirigiram-se à aldeia do Picote, para ficar a conhecer o Miradouro da Fraga do Puio, onde o nevoeiro se instalou, dificultando o vislumbrar daquela natureza tão virgem.

Chegada a hora de aconchegar o estômago, o grupo de motards, sempre acompanhado pela chuva insistente, dirigiu-se a Castro Vicente, para almoçar no
Restaurante "O Apolinário". Aqui, foi tempo de confraternizar com pratos largos e copos cheios, à boa moda transmontana. Enquanto se trocavam risos e conversas, o São Pedro decidiu dar tréguas, trazendo de volta o sol. Decididos a aproveitar a deixa, os participantes rumaram a Macedo de Cavaleiros, cidade que tem o São Pedro como padroeiro e que celebrava, naquele dia, a data em sua homenagem.

Por forma a terminar o dia, um clima caloroso aguardava-os na Praia Fluvial do Azibo, onde, mais uma vez, se juntaram em convívio para partilhar histórias e estreitar amizades.

Galeria de fotos: 

MOTOProf 2024

Notícias Relacionadas

SPZN pelos Caminhos de Fátima (9.ª etapa)

SPZN pelos Caminhos de Fátima (9.ª etapa)

21 de Setembro de 2024 Caminho de Fátima pela costa, eta...

5 Novembro 2024

SPZN pelos Caminhos de Fátima (8.ª etapa)

SPZN pelos Caminhos de Fátima (8.ª etapa)

No dia 31 de agosto, o SPZN deu continuidade ao caminho at...

10 Setembro 2024

SPZN na terceira e última jornada do Caminho de Santiago-Finisterra-Muxia

SPZN na terceira e última jornada do Caminho de Santiago-Finisterra-Muxia

Ciente da importância do exercício físico e da fé e espi...

2 Agosto 2024

SPZN na sétima etapa do Caminho de Fátima pela costa

SPZN na sétima etapa do Caminho de Fátima pela costa

No dia 20 de julho, o SPZN deu continuidade ao caminho a...

2 Agosto 2024

Voltar