Ação Social e Cultural

SPZN na sétima etapa do Caminho de Fátima pela costa

No dia 20 de julho, o SPZN deu continuidade ao caminho até ao Santuário de Fátima, iniciando esta sexta etapa em Tavarede, na Figueira da Foz, onde havia terminado a etapa anterior e, a partir de onde, rumaram até Alhais, Pombal. A última etapa está prevista para os dias 7 e 8 de dezembro de 2024, data que homenageia a Imaculada Conceição. Saiba como se inscrever na próxima etapa, dia 20 de julho, AQUI.

Observe, através das palavras da caminheira Cristina Garrido e da fotogaleria (a seguir), o retrato desta etapa:

"Iniciada a caminhada num percurso urbano, logo entramos na Figueira da Foz pela zona portuária, onde no cais nos esperava uma bela surpresa: a travessia do Mondego até à praia do Cabedelo foi feita num moderno barco eléctrico. Logo ali o céu fechou e fomos brindados com uma típica morrinha de verão, trazendo à memória a infância, nas manhãs das praias do norte, onde nos refugiávamos na barraca, enrolados na toalha à espera que o sol aparecesse, com a esperança que passasse rápido, ou que a avó nos deixasse ir brincar à chuva…

E a morrinha passou lá pela Praia do Hospital e o sol apareceu bem quente. No Parque de Merendas da Cova Gala fizemos um belo picnic. Retemperadas as forças e com os estômagos satisfeitos, seguimos caminho pela EN109. Aqui percebemos o esforço e a dureza que é exigida aos peregrinos de Fátima que seguem o percurso tradicional – o calor do asfalto, o tráfego intenso, o impacto da passagem dos camiões... Alguns quilómetros depois, seguimos pela reconfortante estrada que nos levaria a Alhais, localidade pacata, de muros muito baixos a dividirem as casas muito esmeradas, jardins e hortas. Terminamos a etapa na Padaria Flor e Lídia, onde fomos recebidos com muitos sorrisos e atenção, deixando já marcado o próximo encontro para o dia 31 de agosto.

Nota da etapa: as belas flores silvestres das bermas das estradas acompanharam-nos toda a viagem, partilhando a sua beleza e resiliência a quem anda atento nos caminhos!"

SPZN pelos Caminhos de Fátima (7.ª etapa)