VISITA A BELMONTE

14 Junho 2019

Ação Social e Cultural

VISITA A BELMONTE

PORTO – Partida do Sindicato ás 08h00. Viagem pela A1 e A25 (paragem em área de serviço) em direção a BELMONTE - implantada na margem esquerda do rio Zêzere, em plena Cova da Beira, no sopé da Serra da Estrela - a terra dos Cabrais, onde nasceu o descobridor do Brasil. Tempo para visita, com destaque:

• Museu Judaico de Belmonte, o primeiro do género em Portugal, que mostra as tradições e o dia-a-dia dessa comunidade.

A comunidade que, durante séculos, resistiu aos éditos de expulsão dos Reis Católicos, ao decreto de expulsão ou conversão de D. Manuel I, ao olhar vigilante da Santa Inquisição e às penas do seu tribunal, merece ser recordada. Peças da Idade Média ao séc. XX, utilizadas por judeus e cristãos-novos no quotidiano ou nas práticas religiosas, encontram-se neste espaço museológico e acessível aos visitantes.

• O Museu dos Descobrimentos/Centro de Interpretação “À Descoberta do Novo Mundo (DNM)” surge da vontade da Câmara Municipal de Belmonte em dar a conhecer um dos maiores feitos de sempre da História das Descobertas Portuguesas – o Achamento do Brasil. Visitar o DNM é como fazer uma viagem com mais de 500 anos. É um aproximar à história dos descobrimentos e do Brasil. Por isso esta epopeia foi produzida com o recurso às mais modernas tecnologias e técnicas museográficas de forma a ser entendida e compreendida por todos os públicos, inquietando-os, estimulando-os e dando-lhes a possibilidade de participarem, conhecerem e interpretarem a nossa história.

• O Castelo de Belmonte fica situado no Largo do Castelo, erguendo-se num monte rochoso a uma altitude de cerca de 650 metros. Pouco se sabe sobre quando, exatamente, foi construído este edifício. No entanto, este castelo ficou famoso por ter sido a residência da família Cabral, tendo aí habitado o famoso navegador Pedro Álvares Cabral. A sua construção integra uma invulgar variedade de estilos arquitetónicos, tendo traços românicos, góticos, manuelinos e setecentistas. perto do Castelo, encontram-se a Capela de Santo António e a Capela do Calvário. Nos nossos dias, o Castelo de Belmonte tem funções turísticas e culturais.

ALMOÇO no Restaurante Casa do Castelo.

Cerca das 17h30, viagem de regresso ao Porto, com chegada prevista para as 20h30.

OBS. O ingresso em todos os monumentos e museus, tem o custo de € 10,00 ou € 8,00 (+ 65 anos) e pode ser adquirido aquando da 1ª visita em qualquer museu. Orçamento calculado para grupo com o mínimo de 40 pessoas.

• PREÇO POR PESSOA (pagamento em numerário)…………………………………..  € 40,00

Inscrições: Teresa Burnay – secretariado@spzn.pt – 225070041 | Manuela Felício: 916627998

Data Limite de inscrição - 25 de Junho 2019