<![CDATA[Notícias]]> https://sindicatoprofessores.pt Sun, 08 Sep 2024 01:30:40 +0100 Sun, 08 Sep 2024 01:30:40 +0100 (informacoes@spzn.pt) informacoes@spzn.pt Goweb_Rss http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss <![CDATA[Conferência de Imprensa FNE sobre os desafios e condições de abertura do ano letivo 2024-2025]]> https://sindicatoprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4035 https://sindicatoprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4035

DIÁLOGO CONSTRUTIVO COM AÇÃO ASSERTIVA

A FNE (Federação Nacional da Educação) promove no próximo dia 11 de setembro de 2024, pelas 11h00, uma Conferência de Imprensa, no Auditório do Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN), na Rua Costa Cabral, 1035, no Porto, para fazer um balanço dos processos negociais em curso com o MECI e para analisar os desafios e as condições de abertura do ano letivo 2024/2025.

Espera-se um início do ano letivo com muitos problemas, insuficiências e fragilidades, há muito identificados pela FNE e decorrentes de, ao longo dos últimos anos,  ter havido falta de vontade, investimento, planificação e definição de estratégias para se tomarem medidas  capazes de, a tempo e horas, permitir a negociação de políticas concretas com soluções para os problemas identificados.

Nesta conferência de imprensa, a FNE vai divulgar as atividades e ações sindicais que pretende realizar ao longo do 1.º período, ou seja, até dezembro de 2024.

Convidamos todos os Órgãos de Comunicação Social a acompanharem esta iniciativa.

 

Porto, 6 de setembro de 2024

A Comissão Executiva da FNE


_____________________________________________________________________________________________________________________

Nota: Informamos que existe disponibilidade de estacionamento dentro das instalações do SPZN, na Rua Costa Cabral, 1035, no Porto.

]]>
Sat, 07 Sep 2024 00:00:00 +0100
<![CDATA[Reunião com Ministro da Educação para apresentar "Observatório da convivência escolar" e divulgar dados sobre indisciplina crescente nas escolas]]> https://sindicatoprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4034 https://sindicatoprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4034

A FNE – Federação Nacional da Educação, a AFIET - Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho, a CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais, a ANDAEP – Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, a Ordem dos Psicólogos e o IAC - Instituto de Apoio à Criança, vão reunir no dia 9 de setembro, pelas 15:00 horas com o Ministro da Educação, Ciência e Inovação (MECI), em Lisboa (Av. Infante Santo,2) para apresentação da iniciativa conjunta destas organizações, designada como “OBSERVATÓRIO DA CONVIVÊNCIA ESCOLAR”.

Depois da apresentação pública a 22 de março, as organizações que uniram esforços neste projeto pretendem mostrar à tutela que este Observatório serve para contribuir para que se promova nas nossas escolas um ambiente onde as crianças e os jovens possam aprender e os professores e os trabalhadores da educação possam realizar as suas tarefas educativas, em condições promotoras das aprendizagens, num contexto saudável e seguro.

De relembrar que o contexto da indisciplina foi das maiores preocupações, sendo elevado o número de participantes que registaram o seu crescimento em relação ao ano anterior, nos resultados da Consulta Nacional online promovida pela FNE e a AFIET entre 14 e 28 de junho de 2024, dirigida a todos os Educadores e Professores do Continente, Regiões Autónomas e Estrangeiro e que teve por objetivo conhecer a sua avaliação sobre a carreira docente e as condições de exercício profissional em Portugal, do ano letivo anterior. Na consulta deste ano sobe para os 16,5% os que referem como maior problema a (in)disciplina na sala de aula (eram 10,8% em 2023) sendo que 13,1% referem também a necessidade de mudanças ao nível da disciplina dentro da sala de aula.

Neste encontro, as organizações que compõem este Observatório pretendem passar a mensagem ao MECI de que o objetivo deste “Observatório” passa por promover o debate, apoiar estudos e investigações, fazer a recolha de boas práticas e experiências que contribuam para ambientes escolares de qualidade, realizar campanhas de sensibilização e ainda fazer o acompanhamento dos casos que forem surgindo, através de uma plataforma online, aberta a alunos; encarregados de educação; docentes e pessoal de apoio educativo, criada para permitir a denuncia/alerta de casos verificados nas escolas.

A FNE considera o envolvimento ativo do MECI fundamental, uma vez que a importância e complexidade do problema justifica a participação do principal responsável pela definição das políticas educativas e que possui instrumentos e informações que podem facilitar o trabalho a ser realizado. Assim, todos, estaremos melhor preparados para responder a este complexo desafio.

 

Porto, 04 de setembro de 2024

A Comissão Executiva da FNE

]]>
Wed, 04 Sep 2024 00:00:00 +0100
<![CDATA[Reunião negocial entre FNE e MECI ]]> https://sindicatoprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4032 https://sindicatoprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4032

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) convocou a Federação Nacional da Educação (FNE) para uma reunião negocial sobre o Decreto-Lei relativo ao regime excecional e temporário que regula o concurso externo extraordinário e apoio à deslocação, a decorrer nas instalações do Ministério da Educação, no Centro de Caparide (Rua Principal do Alto do Espargal, n.º 382), no próximo dia 9 de setembro, às 09:00H.


Esta reunião vai contar com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto único – Negociação do decreto-lei que cria um regime excecional e temporário que regula o concurso externo extraordinário de seleção e de recrutamento do pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, a realizar no ano letivo de 2024-2025, e que cria, ainda, um apoio à deslocação destinado aos educadores de infância e aos professores dos ensinos básico e secundário colocados em agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas considerados carenciados, nos termos da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas.


A FNE aguarda que a tutela envie proposta/documento sobre as matérias acima referidas, de forma a ter uma base mais concreta para poder trabalhar a sua contraproposta.

 

Porto, 03 de setembro de 2024

A Comissão Executiva da FNE





]]>
Tue, 03 Sep 2024 00:00:00 +0100
<![CDATA[Primeira reunião da Comissão de acompanhamento da aplicação do Decreto-Lei relativo à recuperação do tempo de serviço]]> https://sindicatoprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4033 https://sindicatoprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4033

A Federação Nacional da Educação (FNE) e o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) deram um passo decisivo para a valorização da carreira docente em Portugal.


Com a publicação do Decreto-Lei n.º 48-B/2024, resultante do acordo firmado entre a FNE e o MECI a 21 de maio de 2024, foi estabelecido um regime especial de recuperação do tempo de serviço congelado, reconhecendo a justiça da luta incansável dos professores portugueses ao longo dos últimos anos.

Na próxima segunda-feira, dia 9 de setembro, pelas 14:30H, nas instalações do ministério, na Av. Infante Santo, n.º 2, em Lisboa, representantes das diversas organizações sindicais, as que assinaram o acordo e aquelas que optaram por não o fazer, reunir-se-ão para analisar a implementação desta medida histórica.

A comissão de acompanhamento proposta pela FNE, no âmbito das negociações, terá como principal objetivo garantir que todos os professores sejam beneficiados de forma equitativa, transparente e resolver casos pontuais que sejam detetados.

A recuperação integral do tempo de serviço, para efeitos de progressão na carreira,  representa um avanço significativo, permitindo aos professores progredir sem constrangimentos, aceder a níveis de remuneração mais elevados e obter maior reconhecimento e valorização social.

Este marco histórico é fruto de uma luta incansável dos professores portugueses e de um diálogo construtivo entre a FNE e o MECI.

 

Porto, 03 de setembro de 2024

A Comissão Executiva da FNE




]]>
Tue, 03 Sep 2024 00:00:00 +0100
<![CDATA[Reserva de recrutamento 2024/2025 n.º 01]]> https://sindicatoprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4031 https://sindicatoprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4031

Reserva de recrutamento 2024/2025 n.º 01

 02-09-2024
 

Publicitação das listas definitivas de Colocação, Não Colocação, Retirados e Listas de Colocação Administrativa – 1.ª Reserva de Recrutamento 2024/2025..

Aplicação da aceitação disponível das 0:00 horas de terça-feira dia 03 de setembro, até às 23:59 horas de quarta-feira dia 04 de setembro de 2024 (hora de Portugal continental).

Consulte a nota informativa.

]]>
Mon, 02 Sep 2024 00:00:00 +0100