SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Protugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://sindicatoprofessores.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

FNE solidária contra os ataques à educação nos EUA


24 Junho 2025

Acontece

FNE solidária contra os ataques à educação nos EUA

A Federação Nacional de Educação (FNE) e os seus sete sindicatos de professores e três sindicatos de trabalhadores de apoio educativo manifestaram a sua solidariedade para com os educadores dos Estados Unidos da América, que se erguem contra os ataques à Educação e à Democracia no seu país.

A solidariedade da FNE dirige-se  à Associação Nacional de Educação (NEA) e à Federação Americana de Professores (AFT) e seus membros, em reconhecimento da sua luta por escolas públicas de qualidade, direitos civis e democracia, contra os ataques sistemáticos ao setor da educação.

Como membro integrante da Internacional da Educação (IE), a FNE acredita que a solidariedade sindical é a resposta mais forte e adequada contra os ataques aos direitos civis, aos direitos humanos, aos direitos sindicais e a todas as prepotências que possam ameaçar as nossas escolas, os nossos estudantes e a Democracia.

A desinformação ameaça permanentemente as nossas sociedades e a Democracia. É por isso que temos de sensibilizar para o perigo da desinformação nas nossas escolas e aumentar a literacia mediática nos currículos escolares.

Aceitar as redes sociais sem filtros adequados é simplesmente ignorar os fundamentos da Democracia. É abdicar do respeito pelo outro; do respeito pela Paz e pela Diversidade; do respeito pela Solidariedade, pela Justiça e pela Dignidade Humana.

Desrespeitar ou ignorar o jornalismo sério é desrespeitar a Democracia. A literacia e a educação para os media são hoje fundamentais nas nossas escolas. É por isso que a FNE insiste, nos seus documentos políticos, em recordar a “Declaração sobre a promoção da cidadania e dos valores comuns de liberdade, tolerância e não discriminação através da educação” - Paris, Conselho Europeu, 17 de março de 2015.

Duas ações são recomendadas nesse importante documento:

- Garantir que as crianças e os jovens adquiram competências sociais, cívicas e interculturais, através da promoção dos valores democráticos e dos direitos fundamentais, da inclusão social e da não discriminação, bem como da cidadania ativa;

- Reforçar o pensamento crítico e a literacia mediática, nomeadamente na utilização da Internet e das redes sociais, de modo a desenvolver a resistência a todas as formas de discriminação e doutrinação.

A solidariedade derrotará a prepotência e defenderá a Democracia.

Pedro Barreiros

 


Notícias Relacionadas

UGT solidária com vítimas dos fogos e com quem os combate

UGT solidária com vítimas dos fogos e com quem os combate

A União Geral de Trabalhadores (UGT) expressa a sua mais ...

21 Agosto 2025

Resolução do Secretariado Nacional da UGT

Resolução do Secretariado Nacional da UGT

Por uma discussão séria. Por uma legislação laboral ma...

31 Julho 2025

2024‑2025 em retrospetiva e 2025‑2026 em perspetiva: a urgência de valorizar a educação.

2024‑2025 em retrospetiva e 2025‑2026 em perspetiva: a urgência de valorizar a educação.

Chegados ao final do ano letivo 2024‑2025, é tempo de faz...

30 Julho 2025

Consulta Pública

Consulta Pública

Projeto de Revisão do Código de Consulta e Ética - Cons...

27 Julho 2025

Voltar