Comemora-se, no dia 24 de janeiro, o Dia Internacional da Educação, instituído na Resolução 73/25 da Assembleia Geral da ONU em 3 de dezembro de 2018.
A instituição deste dia pretendeu alertar a sociedade para a necessidade de fazer cumprir o direito à educação para todos, em linha com o disposto na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Convenção sobre os Direitos da Criança.
Para este ano de 2026, o tema escolhido é “O poder da juventude na construção conjunta da educação”. O facto de que a juventude até aos 30 anos representa mais de metade da população do planeta, torna evidente a importância desta força motora para um crescimento sustentável e para um movimento de transformação para uma sociedade mais equilibrada e com mais condições de vida para todos.
Num momento em que tantas e tão profundas alterações se vislumbram para o sistema educativo português, e em que, mais do que nunca, as inovações tecnológicas apontam para caminhos cada vez mais desconhecidos, é crucial que esta juventude – alunos, mas também os professores e educadores que iniciam agora o seu percurso profissional, se envolva e assuma um papel de construção do futuro da Educação. São estes que sentirão intensamente o impacto das políticas educativas que agora se definem e das condições de trabalho que agora se proporcionem.
O Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN) associa-se a esta comemoração, continuando a dar voz aos Professores e Educadores, nomeadamente a estes mais jovens, para contribuir para esta construção de um sistema que potencie mais e melhor educação para todos, defendendo a escola pública de qualidade, valorizando todos os profissionais que a tornam possível e garantindo que estas novas gerações encontrem uma profissão com condições de trabalho dignas, com estabilidade e com reconhecimento pelo seu papel fundamental.
A Educação transforma-se com políticas, recursos e visão, mas transforma-se, principalmente, com pessoas.
É pelos Professores, e com os Professores, que o SPZN continuará a lutar.